Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 3 de março de 2023

COM APOIO DO PROJETO DEVOLVER PARA REPARAR, FESTIVAL DE LITERATURA E CINEMA MOBILIZA CURRAIS NOVOS DE 8 A 14/3

 
Filme baseado em obra do autor José Bezerra Gomes foi financiado com recursos de penas pecuniárias, por meio do projeto Devolver para Reparar

A Justiça potiguar deu sua contribuição para a realização do Festival de Literatura e Cinema José Bezerra Gomes, em Currais Novos, entre os dias 8 e 14 de março. Este apoio é prestado por meio do projeto “Devolver para Reparar”, com a destinação de R$ 15 mil pela 1ª Vara da Comarca de Currais Novos, por meio de edital de penas pecuniárias. O projeto “Devolver para Reparar” foi criado pelo Tribunal de Justiça em 2015 e tem como objetivo destinar os recursos arrecadados através do pagamento das penas pecuniárias resultantes de transações penais nos processos para programas sociais. A prestação pecuniária é um tipo de pena alternativa, que pode ser aplicada em crimes de menor potencial ofensivo, com o pagamento de quantia em dinheiro pelo réu.

De acordo com a Resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça, os valores depositados na execução das penas pecuniárias, quando não destinados à vítima ou aos seus dependentes, serão, preferencialmente, destinados à entidade pública ou privada com finalidade social, previamente conveniada, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde.

Filme
Com roteiro e direção de Lourival Andrade, o filme “Sertão Bruto” foi financiado com os recursos das penas pecuniárias. A obra cinematográfica é baseada no livro “Os Brutos”, publicado em 1938 e de autoria do homenageado pelo festival, o escritor regionalista José Bezerra Gomes (1911-1982), nascido em Currais Novos.

O Festival
O evento foi criado para homenagear o autor curraisnovense, que completaria 112 anos no próximo dia 9. Ele escreveu livros considerados clássicos da literatura norte-rio-grandense, entre eles “Por Que Não se Casa, Doutor?”; “A Porta e o Vento” e “Antologia Poética”. O Festival acontecerá de forma gratuita e aberta ao público, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão e terá extensão de atividades na Casa de Cultura Popular de Currais Novos, no Casarão de Poesia e nas escolas e praças do município.

A programação contará com oficina de cinema e poesia, sarau de aniversário, contações de histórias, mostra de curtas, exibição do filme “Sertão Bruto”, shows de música, lançamento de nova edição do livro "Por que não se casa, Doutor?" e da revista em quadrinhos "Os Brutos", também produzida através de recursos de penas pecuniárias, que será distribuída durante o Festival. A programação contará, ainda, com shows de artistas locais de diferentes gêneros musicais, além de atividades culturais de incentivo à leitura em escolas de Currais Novos e que se ampliarão para Cerro Corá e Lagoa Nova, municípios que fazem parte da Comarca. Confira a programação completa:

*8 de março
14h – Oficina de cinema e poesia Artista: Adélia Danielli Local: Casa de Cultura Popular

14h – Casarão Itinerante Artista: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau Local: Escola Municipal Justino Dantas (Distrito da Cruz)

19h – Mostra de audiovisual potiguar e bate-papo com o cineasta Buca Dantas Local: Casa de Cultura Popular

*9 de março
14h – Oficina de cinema e poesia Artista: Adélia Danielli Local: Casa de Cultura Popular

14h – Casarão Itinerante Artistas: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau Local: Unidade Escolar 28º (Comunidade dos Negros do Riacho)

*Atividades no dia 10 de março
Local: Teatro Ubirajara Galvão
19h – Apresentação de Acolhimento da Banda Marcial da Polícia Mirim de Currais Novos 19h15 – Abertura oficial do evento 19h30 – Apresentação cultural do Grupo Sostô

20h – Lançamento do Filme “Sertão Bruto” (Trapiá Filmes)

20h30 – Roda de Conversa “Revisitando José Bezerra Gomes”

Lourival Andrade (Roteirista e Diretor) Abimael Silva (Editor) Alexandre Muniz (Ator) Bruno César (Roteirista) Istelo Almeida (Ilustrador) Mediação: Grupo Casarão de Poesia (Luma Carvalho e Wescley Gama)

21h20 – Lançamento do livro “Por que não se casa, Doutor?”, de José Bezerra Gomes (Edição do Sebo Vermelho)

Lançamento da Revista em Quadrinhos “Brutos”, baseada na obra “Os Brutos”, de José Bezerra Gomes (Roteiro de Bruno César e Ilustrações de Istelo Almeida)

Café Regional
Feira de Livros: Sebo Encanto do Cordel, Sebo Vermelho e Sebo Letra N’Ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário