Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 19 de abril de 2023

SINTE/RN ASSINA ACORDO QUE PREVÊ OS 14,95% PARA QUEM GANHA ABAIXO DO PISO E O RETROATIVO PARA TODOS

O SINTE/RN, autorizado pela deliberação da última assembleia da Rede Estadual, assinou um acordo com o Núcleo de Ações Coletivas (NAC) do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) que prevê a implementação dos 14,95% para quem ganha abaixo do Piso Salarial e o pagamento parcelado do retroativo do ano passado. A assinatura aconteceu durante audiência nesta terça-feira (18), conduzida pela doutora Sulamita Pacheco.

O acordo foi assinado por Fátima Cardoso (Coordenadora Geral do SINTE/RN), Bruno Vital (Coordenador Geral do SINTE/RN), Danyelle Guedes (Diretora de Juventude do SINTE/RN), Dr. Odilon Garcia (Assessor Jurídico do SINTE/RN), Dr. Heitor Cavalcanti (Assessor Jurídico do SINTE/RN), Nereu Linhares (Presidente do IPERN), Dr. José Santana (Procurador Geral do Estado), Dr. Joaquim Alves (Assessor Jurídico da SEEC) e pela doutora Sulamita Pacheco (juíza auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça do RN).

De acordo com o documento homologado pela magistrada, até 30 de abril o Governo vai pagar, em folha suplementar, os 14,95% para os professores que ganham abaixo do Piso, retroativo a janeiro. Embora não expresse, o acordo também indica que o retroativo da correção de 2022 será parcelado em 14 vezes, entre abril deste ano e abril de 2024, conforme discutido antecipadamente em audiência realizada no mês de fevereiro, antes da greve da categoria.

PISO PARA OS DEMAIS DEPENDE DE LEI E SERÁ ALVO DE HOMOLOGAÇÃO
Como em todos os anos, o pagamento do Piso depende da aprovação de uma lei na Assembleia Legislativa. Desta forma, o SINTE já iniciou a luta para que a matéria seja enviada à AL o mais rápido possível. Vencida essa fase será possível pressionar os deputados estaduais. Por ora, segundo informações recebidas pelo Sindicato, o projeto encontra-se na Casa Civil, pronto para ser encaminhado ao Legislativo estadual.

Enquanto isso, o SINTE/RN, após muita pressão sobre os membros do Governo, em especial o Procurador Geral do Estado, conseguiu registrar no acordo assinado nesta terça (18 de abril) que a dívida que o Governo tem com a categoria também será fruto de acordo. Na prática, o Sindicato tentará homologar os demais pontos que constam no acordo depois que a lei para autorização do pagamento for aprovada na Assembleia. A ideia, segundo a coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso, é dar segurança jurídica ao compromisso firmado pelo Estado durante a greve da Rede Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário