O governo federal decidiu prorrogar até o dia 11 de janeiro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. O limite estabelecido para a adequação era até esta segunda-feira (6).
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, foram emitidas 2 milhões de novas carteiras de identidade. O documento unifica o registro geral em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas.A adoção de um novo modelo de Carteira de Identidade tem como objetivo diminuir a possibilidade de fraudes, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, e conta também com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário