Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

TRT-RN LANÇA CARTILHA SOBRE SAÚDE MENTAL E ADERE AO JANEIRO BRANCO

Com a chegada do ano novo, muitas pessoas fazem planos, traçam metas e fazem promessas. Um ano novo é encarado como uma nova oportunidade para melhoria da saúde física, do trabalho e também do emocional. Mas como você tem cuidado da sua saúde mental?  Pensando nisso, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) aderiu ao Janeiro Branco, campanha nacional que tem o objetivo de chamar atenção para a importância do cuidado com a saúde mental e alertar para os sinais que demandam atenção e tratamento.  “Precisamos quebrar tabus e falar da saúde mental como uma coisa cotidiana, levar informação para a população. Assim como cuidamos da saúde física, temos que cuidar da saúde mental”, explicou a psicóloga do TRT-RN, Rosane Helena Cardoso de Melo.

De acordo com a especialista, o primeiro passo para evitar o adoecimento mental é praticar o autocuidado, além de saber identificar o momento de pedir ajuda. “A auto-observação é muito importante. Se conhecer melhor, saber o momento de dar uma pausa, pois, na correria, não escutamos o nosso corpo. Algumas vezes, um adoecimento físico é o corpo sinalizando um estresse”, comentou Rosane Helena Cardoso. Para a psicóloga, o contato com a natureza, com a família e os amigos pode ajudar, mas é fundamental entender quando procurar ajuda profissional.“Devemos criar uma cultura de que a saúde mental é algo que faz parte da saúde integral e não criar estigmas, preconceitos. Quanto mais a gente fala sobre o assunto, mais vamos colocando o tema como uma coisa cotidiana”, disse. Dentro da programação do Janeiro Branco, o TRT-RN está lançando a cartilha “Saúde mental enquanto há tempo. O que fazer agora?”. O material contou com a curadoria da psicóloga Rosane Helena Cardoso e foi produzido em uma parceria da Divisão de Saúde com a Coordenadoria de Comunicação Social do tribunal.

Dados
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Além disso, uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. 

Outro levantamento, desta vez realizado pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs, mostrou que o Brasil tem o terceiro pior índice de saúde mental dentro de um ranking com 64 países.  No ambiente de trabalho, uma pesquisa da Vittude aponta que 37% das pessoas no país estão com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado máximo de depressão e a ansiedade atinge níveis mais altos, chegando a 63%.

Anexos
Cartilha Janeiro Branco (1.5 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário