Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 22 de março de 2024

TRT-RN ADERE A CAMPANHA DA ONU E CELEBRA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

“Água para Paz”. Este foi o tema escolhido pela UN Water da Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial da Água 2024, celebrado nesta sexta-feira (22 de março). A campanha anual foi instituída pela ONU, na Rio 92, com o objetivo de debater a importância da preservação e da oferta igualitária do recurso natural e, em 2024, a mobilização está centrada no papel crítico que a água desempenha para a estabilidade e a prosperidade do mundo. “Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou inexistente, podem aumentar as tensões entre comunidades e países”, disse a Organização.

De acordo com dados da UN Water, há mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo que dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais. No entanto, dos 153 países que partilham rios, lagos eaquíferos com os seus vizinhos, apenas 24 países afirmam ter acordos de cooperação para toda a água partilhada. “À medida que os impactos das alterações climáticas aumentam e a população global cresce, devemos nos unir em torno da proteção e conservação do nosso recurso mais precioso. Ao trabalharmos em conjunto para equilibrar os direitos humanos e as necessidades de todos, a água pode ser uma força estabilizadora e um catalisador para o desenvolvimento sustentável”, relata a ONU.

Uso racional da água no TRT-RN
No Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), a mobilização pela economia no consumo da água é uma prática realizada desde 2009, quando foi iniciado o Pura, Programa de Uso Racional da Água. Com o Pura, o TRT-RN realiza o monitoramento frequente do gasto de água, faz a revisão do sistema para encontrar vazamentos invisíveis, além do monitoramento diário das torneiras e a realização da troca de equipamentos comuns para torneiras com sensor, que controlam a vazão da água.  

Ao longo dos últimos anos, o TRT-RN também tem promovido campanhas de conscientização e ações de uso consciente, o que tem gerado resultados positivos como a redução no volume de consumo de água de 20.317 m³, em 2016, para 11.887 m³, em 2023. Para o ano de 2024, a expectativa do TRT-RN, conforme consta no Plano de Logística Sustentável, é economizar 2% em relação ao gasto do último ano e reduzir em 4% o consumo de água na sede e nas Varas do Trabalho da capital e interior do estado.

Confira algumas dicas para economizar água
Diminua o tempo no banho: tente limitar o tempo no chuveiro de 5 a 10 minutos. Deixe a torneira fechada: não deixe a torneira aberta desnecessariamente enquanto escova os dentes ou lava a louça.
Evite o uso de mangueiras: o gasto elevado de água das mangueiras é desnecessário para uma limpeza eficiente da calçada ou do carro. 

Descargas econômicas: descargas com caixa acoplada são mais econômicas que as tradicionais. Existem também as de duplo acionamento, que usam de 3 a 6 litros, dependendo do botão pressionado.  Uso consciente da máquina de lavar roupas: tente usar sua máquina de lavar apenas na capacidade máxima. Este eletrodoméstico gasta muita água para usá-lo com pouca roupa por vez.

Vazamentos: verifique vazamentos em registros e canos e feche bem as torneiras. Evite desperdícios na piscina: se você tem piscina na sua casa, utilizar uma capa evita com que a água evapore e você tenha que completá-la com frequência.

Reuso da água: há diversas possibilidades de reaproveitar a água de uso doméstico. A água da máquina de lavar é uma ótima opção para lavar o quintal e a calçada. Se você tem aquário, utilize a água da troca para regar as plantas.

Aproveite a água da chuva: vale desde sistemas elaborados de captação até usar baldes no quintal. A água da chuva pode ser útil para lavar o quintal e o carro ou regar as plantas.

Faça a sua parte. Compartilhe e Preserve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário