Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

TRT-RN CAPACITA 40 PESSOAS EM TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS CONTRA ENGASGO

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) realizou, na última quinta-feira (05), o curso “Salve uma Vida - Orientação ao Sinal de Engasgo”. A capacitação aconteceu no auditório da Escola Judicial (EJud) e foi promovida em parceria com a Divisão de Saúde do TRT-RN e a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (COOPANEST-RN). A ação contou com a participação de 40 pessoas, entre magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as). Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas essenciais de suporte básico de vida, como ventilação e massagem cardíaca externa, por meio de atividades práticas com manequins infláveis.

De acordo com Adriana Monte, chefe da Divisão de Saúde do TRT-RN, o treinamento é fundamental para capacitar pessoas a agir em situações de emergência. “Todos estão sujeitos a se deparar com situações em que precisamos saber o que fazer e quando intervir. Esse tipo de treinamento é muito importante, pois é uma maneira de levar ao público não médico conhecimentos e informações que podem salvar vidas”, destacou. O curso faz parte de uma campanha de divulgação do sinal universal de engasgo, promovida pela COOPANEST-RN em parceria com o TRT-RN e outras instituições. A iniciativa busca reduzir mortes por engasgo ao disseminar informações sobre como identificar a emergência e aplicar técnicas de primeiros socorros eficazes, além de orientar sobre a necessidade de acionar o serviço médico e realizar os procedimentos iniciais em casos de parada cardiorrespiratória.

Devido à alta procura e ao número limitado de vagas, novas turmas deverão ser organizadas em 2025, conforme a disponibilidade dos profissionais da cooperativa. Além disso, a Divisão de Saúde do TRT-RN já conta com um desfibrilador portátil e está em processo licitatório para adquirir um segundo equipamento, reforçando a preparação do tribunal para situações de emergência.

Fonte: Comunicação Social TRT-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário