Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA HOJE EM JARDIM DO SERIDÓ/RN

No final do século XVII, ocorreram as primeiras penetrações no atual município de Jardim do Seridó, através de expedição, comandada por Domingos Jorge Velho, com a finalidade de reprimir a revolta dos índios cariris. Em 1770, afluíram as correntes de povoamento, tendo Antonio Azevedo Maio se estabelecido com uma fazenda denominada Conceição, ficando a povoação conhecida como Conceição do Azevedo, mais tarde Vila de Jardim.

Segundo a tradição local, o nome Conceição do Azevedo foi mudado para Vila de Jardim, em virtude de famoso Jardim, cultivado por Capitão Rodrigues Viana. Elevada à categoria de Cidade, passou a chamar-se Jardim do Seridó.

Gentílico: jardinense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Conceição do Azevedo, pela lei provincial nº 337, de 04/09/1856.
Elevado à categoria de vila com a denominação Conceição de Azevedo pela lei provincial nº 407, de 01/09/1858, desmembrado de Acari.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Jardim do Seridó, pela lei provincial nº 703, de 27/08/1874.

.
Fonte: IBGE 

FUTEBOL: RESULTADOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO, 31/08/2025 E PROGRAMADOS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA, 01/09/202

*RESULTADOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO, 31/08/2025
*Campeonato Brasileiro – Série A – 22ª Rodada
Flamengo 1 x 1 Grêmio
Santos 0 x 0 Fluminense
Corinthians 1 x 1 Palmeiras
Mirassol 5 x 1 Bahia
Vitória 1 x 0 Atlético-MG
Internacional 2 x 1 Fortaleza
Sport 2 x 3 Vasco

*Campeonato Brasileiro – Série B – 24ª Rodada
Atlético-GO 2 x 0 Amazonas
Volta Redonda 0 x 2 Athletic

*Campeonato Brasileiro Série D – Quartas de final
Cianorte 0 x 0 Barra-SC

*Campeonato da Inglaterra – Premier League – 3ª Rodada
Nottm Forest 0 x 3 West Ham
Brighton 2 x 1 Manchester City
Liverpool 1 x 0 Arsenal
Aston Villa 0 x 3 Crystal Palace

*Campeonato da Itália – Série A – 2ª Rodada
Torino 0 x 0 Fiorentina
Genoa 0 x 1 Juventus
Internazionale 1 x 2 Udinese
Lazio 4 x 0Verona

*Campeonato da Espanha – La Liga – 3ª Rodada
Celta 1 x 1 Villarreal
Betis 1 x 2 Athletic Bilbao
Espanyol 1 x 0 Osasuna
Rayo Vallecano 1 x 1 Barcelona

*Campeonato da Alemanha – Bundesliga – 2ª Rodada
Wolfsburg 1 x 1 Mainz
B. Dortmund 3 x 0 Union Berlin
Colônia 4 x 1 Freiburg

*Campeonato da França – Ligue 1 – 3ª Rodada
Angers 1 x 1 Rennes
Le Havre 3 x 1 Nice
Paris FC 3 x 2 Metz
Monaco 3 x 2 Strasbourg
Lyon 1 x 0 Olympique

*Campeonato de Portugal – Primeira Liga – 4ª Rodada
Tondela 2 x 2 Estoril
Alverca 1 x 2 Benfica
Santa Clara 0 x 0 Estrela da Amadora
Rio Ave 2 x 2 Braga

*Campeonato Brasileiro Feminino A1 – Semifinal
Cruzeiro* 1 x 2 Palmeiras – *finalista
Corinthians* 2 x 2 São Paulo – *finalista

*JOGOS PROGRAMADOS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA, 01/09/202
*Campeonato Brasileiro – Série B – 24ª Rodada
19:00h Chapecoense x Vila Nova
21:30h Ferroviária x Cuiabá

*Campeonato Argentino Betano
17:00h Gimnasia La Plata x Atlético Tucumán
19:30h Platense x Godoy Cruz

RESERVATÓRIOS DO RN ESTÃO COM 45% DA CAPACIDADE; 11 MANANCIAIS SEGUEM EM VOLUME CRÍTICO

Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou, nesta sexta-feira 29, o relatório atualizado sobre os principais reservatórios do estado. O levantamento mostra que os 69 mananciais monitorados acumulam juntos 45,72% da capacidade total de armazenamento, equivalente a mais de 5,2 bilhões de metros cúbicos de água. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, maior do RN, está com 54,72% do volume. Já a barragem de Oiticica, em Jucurutu, que recebe águas da transposição do rio São Francisco, segue com apenas 13,89% da capacidade, mesmo sendo o único manancial a registrar aumento desde o último relatório.

Entre os maiores reservatórios, Santa Cruz do Apodi apresenta 62,67% de volume, enquanto Umari, em Upanema, está com 65,02%. O Gargalheiras, em Acari, acumula 58,41%, e o açude Dourado, em Currais Novos, preocupa com apenas 24,79%. As lagoas monitoradas estão em situação confortável: Jiqui e Pium estão cheias; Extremoz acumula 99,01% e Boqueirão, em Touros, 94,1%. Apesar desses números, 11 reservatórios permanecem em volume crítico, com menos de 10% da capacidade. Entre eles estão Itans (Caicó), praticamente seco com apenas 0,17%, Passagem das Traíras (São José do Seridó), com 0,03%, e Lulu Pinto (Luís Gomes), com 1,78%. O Igarn reforça que a situação exige atenção, sobretudo em regiões onde os mananciais seguem abaixo do nível ideal para garantir o abastecimento.

*Confira os 11 reservatórios com menos de 10% de sua capacidade:

  • Itans (Caicó): 0,17%
  • Sabugi (São João do Sabugi): 3,60%
  • Passagem das Traíras (São José do Seridó): 0,03%
  • Esguicho (Ouro Branco): 2,49%
  • Caraúbas (São João do Sabugi): 4,60%
  • Japi II (São José do Campestre): 7,26%
  • Jesus Maria José (Tenente Ananias): 1,57%
  • Tourão (Patu): 6,04%
  • Brejo (Olho D’Água do Borges): 3,16%
  • Mundo Novo (Caicó): 2,01%
  • Lulu Pinto (Luís Gomes): 1,78%

CONFIRMADO: SETEMBRO TEM BANDEIRA VERMELHA 2 E CONTA DE LUZ SEGUE MAIS CARA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, na sexta-feira (29/08), que a bandeira tarifária que estará em vigor em setembro é a vermelha patamar 2. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 7,87 (sete reais e oitenta e centavos) para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão abrange todos os estados brasileiros e, segundo a Aneel, a medida foi adotada em razão da continuidade do risco hidrológico provocado pela diminuição do volume de chuvas nas áreas onde estão instaladas as hidrelétricas.

JUSTIÇA/BRASIL: INSS VOLTA A EXIGIR AUTORIZAÇÃO JUDICIAL PARA EMPRÉSTIMO A INCAPAZ

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) restabeleceu a necessidade de autorização judicial para novas contratações de empréstimos consignados contraídos em benefícios pagos pela autarquia por representantes legais de titulares considerados civilmente incapazes. A decisão foi regulamentada pela Instrução Normativa (IN) 190/2025, do INSS, assinada pelo presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior.

Com isso, bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal, sem autorização judicialO INSS informou, por meio de nota, que os empréstimos contratados antes da vigência da IN 190/2025 não serão anulados.

Decisão judicial
A medida do INSS cumpre decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), de junho deste ano, a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o instituto. desembargador federal Carlos Delgado, da Terceira Turma do TRF3, julgou que a eliminação da exigência de autorização judicial prévia para a contratação de empréstimos consignados por representantes de pessoas incapazes, tutelados ou curatelados era ilegal e ultrapassava o poder regulamentar da autarquia“Os atos normativos editados pelo Poder Executivo não podem inovar na ordem jurídica, sob pena de padecerem do vício da ilegalidade. 

Assim, a Instrução Normativa (IN) PRES/INSS 136/2022 extrapolou a tarefa de apenas regulamentar os procedimentos operacionais descritos no artigo 6º, parágrafo 1º, da Lei 10.820/03”, frisou o magistrado, em junho. Pela decisão judicial, o INSS foi obrigado a comunicar a decisão às instituições financeiras com as quais mantém convênio para realizar o desconto em folha de empréstimo consignado, quando solicitado pelo representante legal do titular do benefício previdenciário. Em nota, o INSS informou que essas instituições já foram comunicadas sobre a decisão.

Nova norma
A nova norma anula trechos de flexibilização da contratação de empréstimos consignados por representantes legais em nome de pessoas incapazes previstos na Instrução Normativa nº 138/2022Pelo novo texto, além da necessidade de autorização judicial para novas contratações, o termo de autorização para acesso a dados deve ser preenchido pelas instituições financeiras que concedem os empréstimos.

Esse formulário padronizado pelo INSS também deverá ser assinado pelo beneficiário ou seu responsável legal, para autorizar a consulta aos dados de elegibilidade (se o benefício pode, legalmente, ser usado para contratar um empréstimo) e a verificação da margem consignável (valor máximo da parcela que pode ser descontado diretamente do benefício do INSS) para pagar o empréstimo.

A BOA DO DIA...