Um debate de alto nível, organizado pela TV Seridó e pela Rádio Rural AM, pôs frente a frente os quatro candidatos a prefeito de Caicó na noite deste dia 25 de setembro. Foram sete blocos onde os prefeitáveis trocaram acusações e discutiram propostas para tornar Caicó uma cidade melhor a partir de 1º de janeiro.
A MEDIADORA

Com serenidade e equilíbrio, a jornalista caicoense, Ana Ruth Dantas, foi a mediadora do encontro de prefeitáveis. Se destacou justamente pela sua discrição, mas teve pulso para debelar as manifestações da acalorada plateia que, por diversas vezes, se inflamou após a fala de um ou outro candidato.
DIREITO DE RESPOSTA
Durante o debate, três dos prefeitáveis se sentiram atingidos e pediram direito de resposta. Foi o caso de Hugo Marinho, Roberto Germano e Francielle. Todos foram negados, o que foi compreendido pelos proponentes.
TROCA DE ACUSAÇÕES E EMBATES
Durante todo o debate houve troca de acusações e os ânimos se exaltaram em alguns momentos.

HUGO X FRANCIELLE
No segundo bloco, Hugo Marinho provocou Francielle quanto ao apoio do PV a sua candidatura. "Você é a candidata que prega o novo, mas, sabemos que o PV de Micarla te apoia. O novo pra você é o modelo de gestão de Micarla"?Indagou o candidato do PP. Francielle respondeu que apesar do PV apoiá-la, o cenário em Caicó e Natal é muito diferente. "O PV tem em Caicó um presidente honrado e trabalhador que é Claudio Sandegi", replicou Francielle, que logo em seguida aproveitou o gancho para questionar o apoio de Rosalba a candidatura de Hugo. A candidata do PPS citou o modelo de gestão de Rosalba como um verdadeiro caos que leva o RN frequentemente ao noticiário nacional, através de calamidades na saúde e sistema prisional. Hugo respondeu que o DEM resolveu se manter neutro nas eleições em Caicó,mas que a ex-vereadora verônica apoia Francielle.
FRANCIELLE X ROBERTO GERMANO
Em certo momento do debate, Francielle Lopes indagou Roberto Germano afirmando que durante o tempo que ele foi prefeito teve um péssimo relacionamento com os professores.Roberto discordou afirmando que em sua gestão ofereceu oportunidades aos professores, através de parcerias para que eles obtivessem o diploma de nível superior entre outras melhorias.
HUGO MARINHO X ROBERTO GERMANO
Em pergunta direta a Roberto Germano, o sobrinho de Bibi Costa perguntou ao candidato do PMDB porque ele não tentou a reeleição em 2004. Roberto respondeu que a época era filiado ao PSB que tinha como presidente a ex-governadora Wilma de Faria e que esta havia lhe negado a legenda e a oportunidade de disputar a reeleição. Hugo Marinho em réplica confirmou que realmente Wilma lhe confidenciou que de fato negou a oportunidade de Germano disputar a reeleição pelo PSB em Caicó,mas, que o motivo teria sido a péssima administração de Roberto em Caicó (palavras da ex-governadora, segundo Hugo Marinho).
FRANCIELLE LOPES:
FEIRA LIVRE
Foi questionada por seus adversários sobre diversos temas. Ao responder pergunta de Hiram Lucena sobre a atual feira livre de Caicó, Francielle disse que sua proposta é alocar os feirantes para outro local para dar melhor comodidade, melhor higiene e maior dinamização a feira de Caicó, sem no entanto, interromper vias do trânsito de Caicó como acontece atualmente todo sábado.
SECA, SANEAMENTO E INFRAESTRUTURA
Defendeu parcerias para a perfuração de poços e aquisição de dessalinizadores para combater a forte estiagem que castiga a zona rural de Caicó. Ao ser questionada sobre infraestrutura, reclamou do atual quadro em que se encontra as ruas de Caicó, tendo em muitas delas esgoto a céu aberto. Ela prometeu reestruturar praças e ampliar a iluminação pública. Nesse tópico, criticou a atual gestão pelo aumento da taxa de iluminação pública aprovada pelo prefeito Bibi Costa.
HUGO MARINHO
CONTINUIDADE DA ADMINISTRAÇÃO DE BIBI COSTA
Durante todo o debate Hugo Marinho se posicionou como o maior defensor da administração atual do tio Bibi Costa. O jovem disse que Bibi tornou o carnaval de Caicó o 3º maior do Nordeste. Ele defendeu um turismo sustentável que priorize o viés ecológico. Defendeu que o carnaval em Caicó seja uma alavanca fomentadora da economia.
UTI NEO
Se comprometeu em trazer a UTI NEO para Caicó,esquecendo-se que esta já deveria estar em funcionamento, já que, em TAC firmado em 2011, entre prefeitura e Sesap, foi acordado que a UTI NEO entraria em funcionamento em dezembro daquele ano, o que não aconteceu. Foi questionado por Roberto Germano do motivo pelo qual, quando gestor do hospital do Seridó, não instalou a UTI NEO. Hugo disse que não lhe faltou vontade, mas que a manutenção mensal era em torno de 50 mil reais, o que inviabilizou a implantação. Roberto retrucou dizendo que a vida não pode se mensurada por valor monetário e que esta não tem preço
TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Hugo disse que se eleito fará um estudo técnico com vistas a uma possível diminuição da cobrança aumentada na gestão do seu tio. Disse ainda que fará isso com responsabilidade.Por fim disse ser um homem honrado e que quer ganhar a eleição para continuar o trabalho iniciado por Bibi Costa, que para ele é um modelo de administrador público, já que em sua gestão foram criadas várias melhorias, entre elas a Nova Caicó.
HIRAM LUCENA
UTI AÉREA
Se comprometeu a, no primeiro dia de seu governo, caso eleito, dotar Caicó de uma moderna UTI aérea.Perguntado por Francielle Lopes como conseguiria fazer isto, o candidato disse que pretendia locar o serviço.
MOTOTÁXI
Defendeu uma capacitação do serviço de mototáxi no município. Para Hiram, cerca de 30% dos mototaxistas de Caicó trabalham na clandestinidade. O serviço de mototáxi em Caicó segundo Hiram Lucena é uma profissão de risco que precisa ser melhor normatizada
FORTALECIMENTO DO TURISMO
Hiram Lucena lembrou que mototaxistas e taxistas bem treinados e instruídos resultam em um turista satisfeito. Ele disse que Caicó deve aproveitar a oportunidade de estar próximo de Natal, que é sede de copa do mundo, para tentar atrair alguns turistas para cá durante a realização do mundial em 2014, transformando isso em dividendos para o município
ROBERTO GERMANO
Fez uma defesa de sua administração a frente da prefeitura de Caicó. Durante todo o debate, cobrou que as discussões se enveredassem pelo campo das propostas e não pelo viés político.
SAÚDE
Perguntado sobre unidades básicas de saúde prometeu fortalecer o antigo Programa de Saúde da Família aumentando o número de médicos. Prometeu brigar para garantir que a UPA seja instalada em Caicó e que isso possa desafogar o carcomido sistema de saúde do Hospital Regional do Seridó. Disse que vai transformar o Hospital do Seridó em um Hospital Materno-infantil, já que, segundo ele, por decisão da justiça, o hospital do Seridó deverá passar para a responsabilidade da prefeitura. Disse também que iria instalar a UTI NEO
ESPORTES
Quer fortalecer a política de esportes no município tornando Caicó uma potência esportiva a nível estadual
BANCADA FEDERAL
Durante o debate Roberto Germano enfatizou que conta com o apoio de Henrique Alves, João Maia e Garibaldi Alves e que isso certamente facilitará a alocação de recursos em Brasília
FRASES MARCANTES NO DEBATE
"O debate não pode se polarizar pelo cenário de Natal. É preciso pensar Caicó".
(Hiram Lucena irritado com a discussão sobre o suposto apoio de Micarla a candidatura de Francielle)
"Peço desculpas ao povo de Caicó por apoiar a candidatura de Bibi Costa. Me arrependi"
(Roberto Germano explicando que só apoiou Bibi Costa porque pensou que, pelo fato do atual prefeito ter o apoio á época dos Governos Federal e Estadual, a cidade sairia lucrando)
"O senhor deve ter algum problema de audição, candidato"
( Francielle Lopes se referindo a Hiram Lucena e afirmando que já havia respondido um questionamento do candidato sobre a feira livre de Caicó)
"Seu plano de Governo não fala uma vez sequer em desenvolvimento econômico"
( Roberto Germano questionando o candidato Hugo Marinho)
Você não tem moral para me cobrar plano de Governo pois quando prefeito não cumpriu suas promessas de campanha.
(Hugo Marinho, respondendo a Roberto Germano)
TEMAS ESQUECIDOS
Abandono da Ilha de Santana, Curso de Medicina em Caicó, Educação, política salarial para servidores públicos, entre outros)
Fonte: V&C
Nenhum comentário:
Postar um comentário