Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CAICÓ: PLANTA TÍPICA DA CAATINGA E TOMBADA PELO MUNICÍPIO PEDE SOCORRO, SERÁ DERRUBADA COM A ABERTURA DO CALÇADÃO

A forma encontrada pelo prefeito Roberto Germano (PMDB) para amenizar um pouco a situação do trânsito [complicado] de Caicó foi a abertura de trechos do calçadão localizado no Centro da Cidade. Porém, a retirada da calçada para a abertura das vias está causando um outro problema a ser resolvido pela atual gestão.

Imagem 031

Na Rua Augusto Monteiro, esquina com o Calçadão existe uma Craibeira, planta típica da caatinga, que tem mais de vinte anos. O impasse é que em 2004, o então prefeito Roberto Germano sancionou uma Lei Municipal de número 4.113 (de dezembro de 2004), que declara e reconhece as árvores das espécies Craibeira, Pau d’Arco, Angico, Juazeiro e Oiticica, como Patrimônio Público e Ambiental do município de Caicó-RN, para fins de tombamento e dá outras providências. O que, segundo ambientalistas, já proíbe a derrubada da árvore.

Imagem 029

A sugestão é que apenas um lado da via seja aberta, o que preservaria a árvore, que ocupa uma faixa da via e a outra ficaria livre para o trânsito de veículos. Um movimento, que está ganhando força nas redes sociais, pede para que a prefeitura preserve a árvore. Vários cartazes já foram pregados no local pedindo que o prefeito cumpra a Lei que assinou em 2004. Em contato com a reportagem, o secretário municipal de Infra Estrutura, Almir Filho, disse que a prefeitura esta tomando as medidas legais, através de técnicos da secretaria de Meio Ambiente e a Assessoria Jurídica do Município está avaliando a situação e uma forma de resolver o impasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário