Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SINTE-RN TEM AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO

A direção do SINTE-RN participou de audiência com a secretária estadual de educação na noite de ontem, quarta-feira (27). A última audiência havia ocorrido em agosto de 2012 e depois da cobrança do SINTE-RN, a secretária Betânia Ramalho voltou a dialogar com a categoria.

Para a coordenadora geral Fátima Cardoso, o modelo de relação estabelecida pela SEEC é desrespeitosa e que a sociedade reconhece o papel do SINTE/RN na defesa e na promoção da Educação pública. A direção do Sindicato critica ainda a falta de prioridade do governo para discutir conceitos relacionados à Educação. Dos 31 pontos apresentados pela categoria através do SINTE/RN, 11 foram respondidos pelo governo. Os outros serão tratados em outra audiência na próxima terça-feira, dia 5 de março.

Confira os pontos discutidos AQUI.

De acordo com o a discussão dos pontos a direção do SINTE/RN tece alguns comentários:

Itens 01 e 02 – reafirmamos que a nossa luta para os professores está apoiada na tabela salarial do projeto de lei de revisão do plano de carreira e que o percentual de 7,97% não corresponde à nossa reivindicação. Entretanto, a secretária não abriu discussão e apesar da frieza com que a questão foi tratada pela SEEC a direção do SINTE/RN vai insistir na reivindicação.

Itens 03,04 e 06 – A secretária disse que o plano de carreira dos funcionários é de responsabilidade da Secretaria de Administração. A direção do SINTE/RN chamou a atenção para a representação que tem os funcionários neste plano: são mais de 13 mil atuando na Educação. A secretária ressaltou que o governo tem desejo em resolver a questão e que ela mesma tem sugerido que seja negociado uma proposta para solucionar a questão. Para os dirigentes do Sindicato essas promessas tem o objetivo de impedir uma resposta da categoria que já está cansada da falta de desrespeito do governo.

Item 05 – Pela primeira vez a secretária afirmou que pretende estudar a forma de implantar o benefício, mas nenhuma proposta concreta foi feita. O SINTE/RN vai continuar insistindo que o escrito e dito seja concretizado.

Item 07 – O governo apresenta um escalonamento de pagamento de uma letra. A direção do SINTE/RN reafirmou sua reivindicação do pagamento das duas letras que estão atrasadas já que o estado tem sido omisso quanto ao cumprimento do plano de carreira. A secretária disse que voltaria a discutir este ponto.

Item 08 – A secretária afirmou que convocou o número necessário e indicado pelas DIREDs. A direção do SINTE/RN ressaltou que em Natal falta professor e em Pau dos Ferros falta professor e suporte pedagógico. O SINTE/RN vai buscar essas informações nos locais de trabalho, já que os dados são divergentes e que os contratos deverão ser feitos apenas para cumprir as licenças da categoria.

Item 09 – Com relação ao pagamento das promoções verticais também há divergência. O governo afirma que pagou na folha de fevereiro dos anos de 2006 a 2009. A coordenadora geral pede à categoria que enviem e-mail para o SINTE/RN (sinte_rn@hotmail.com) se deixaram de ser atendidos não só nesses anos como também para março.

Item 10 – Mais uma vez a direção do SINTE-RN solicitou que fosse respeitado o direito do profissional e criticou o governo que está desorganizado essa questão mesmo depois de dois anos de gestão. Não existe justificativa para a negação desse direito. Mesmo o governo dizendo que não orienta aos o professores a conseguirem o substituto. Os sindicalistas chamaram a atenção para a redação dada ao documento entregue pelo governo que dá a entender que o diretor de escola é parte e que deverá viabilizar o afastamento do profissional para cumprir a licença prêmio. Foi solicitada a retirada desse termo.

Item 11 – É necessário que se intensifique esta campanha de reestrutura das escolas que vai gerar melhores condições de trabalho. Apesar do governo informar a compra de aparelhos de ar condicionado, a direção do SINTE/RN defende que seja uma política para atender às nossas condições climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário