Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 29 de setembro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBk70Vor2hnTcE6igYzgW0tSAXMzgLgii0FJZcfOcqvaf7o2tt

RASTEIRA
A figura do marido da governadora Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado, como “grande articulador político” voltou a ser destaque neste final de semana. Pena que, mais uma vez, para algo nada positivo: a tomada do PP das mãos de Ricardo e Rafael Motta. Betinho Rosado, irmão de Carlos Augusto, assume o partido depois de deixar o DEM com o único objetivo de garantir o apoio da sigla a Rosalba Ciarlini numa possível candidatura a reeleição dela.

VINGANÇA
Contudo, mais parece que o que Carlos Augusto quis mesmo foi dar o troco em Ricardo Motta e nos deputados Raimundo Fernandes, Kelps Lima e Vivaldo Costa, que estavam de prontos para ingressar no PP e virar oposição ao Governo Rosalba. Até porque a gestão do DEM já está há muito tempo inviabilizada politicamente.

MOTTA
O problema é que mirando em Ricardo Motta, Carlos Augusto/Betinho/Rosalba acabou atingindo também Rafael Motta, que presidia o partido até aqui e tinha feito uma verdadeira cruzada para sanear a sigla financeiramente, regulariza-la e uni-la, viajando várias e várias vezes para Brasília e para o interior do RN com esse objetivo.

RECUPERAÇÃO
Agora, o que se espera é a resposta de Ricardo, Rafael e dos demais deputados prejudicados com a rasteira dos Rosado. E isso deverá ser feito em duas fases. A primeira seria a definição do futuro: a dupla “Motta” numa nova sigla que está em formação, levando todos os parlamentares estaduais do grupo e também alguns vereadores pepistas juntos. Novidades sobre o assunto já devem surgir na próxima semana. O certo é que ninguém dos que “iam” para o PP vão manter os planos.

TROCO
A segunda fase da resposta seria o “troco”. Sendo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta poderá colocar em votação o impeachment da governadora. Como o apoio à Rosalba já não era grande e agora se perdeu de vez, a possibilidade dela não terminar o mandato é real.

PMDB
Por sinal, a informação que se tem é que a relação entre PMDB e DEM na Assembleia está cada vez pior. Tanto que o secretário-chefe do Gabinete Civil e marido de Rosalba, Carlos Augusto Rosado, já estaria preparando alguns vetos para projetos de peemedebistas. A ofensiva atingiria, inclusive, o filho do ministro Garibaldi Filho, Walter Alves. O projeto a ser vetado é o que destina um percentual mínimo do orçamento para a Segurança Pública.

APROXIMAÇÃO
Enquanto isso, no Poder Municipal, vale ressaltar a aproximação entre o prefeito Carlos Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria no evento realizado pelo PSD na manhã de sexta-feira. Segundo o chefe do Executivo municipal, “PDT e PSD caminharão juntos para a vitória no próximo ano”. Resta saber se já combinaram com Wilma de Faria, vice-prefeita e que também é potencial candidata ao Governo.

CONSOLO PARA PREFEITOS
Enquanto isso, o Governo Federal anunciou o aumento da taxação do IPI para eletrodomésticos. A expectativa é que no segundo semestre a arrecadação aumente e o “bolo tributário” seja maior para estados e municípios. Para aqueles que tanto reclamavam da queda do repasse, a expectativa é que ele aumente – ou se mantenha como o previsto. Veremos então se o problema é mesmo a falta de dinheiro ou de gestão em muitos casos potiguares.

CASAMENTO
Na noite deste sábado, o grande amigo e competente jornalista Marcius Valerius, que já passou pela equipe d’O Jornal de Hoje, se casa com a arquiteta Jarinna Rodrigues. Parabéns para o casal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário