PRIORIDADE
O DEM governa (ou finge que) o Rio Grande do Norte, mas sua bancada na Assembleia se reúne com o presidente do partido para discutir a sobrevivência política dos deputados. Nenhuma palavra sobre atraso no pagamento do funcionalismo, nada sobre as greves no serviço público, silêncio sobre a onda de violência… Nossa classe política tem a dimensão de suas atitudes.
PROCESSO
Os problemas provocados pelo abuso do poder econômico na eleição de Mossoró, ainda trarão sérias consequências ao quadro político do RN. Afinal, por iniciativa dos advogados da prefeita Cláudia Regina, a governadora Rosalba Ciarlini é parte no processo que cassou a chefe do Executivo mossoroense e poderá também ser punida até com a perda do mandato.
FICHA SUJA
Caso a Justiça Eleitoral confirme a sentença da juíza Ana Clarisse, que condenou Cláudia e Rosalba por compra de votos, a governadora poderá também perder o mandato por causa da lei da Ficha Limpa, que estabelece suas consequências para condenação em colegiado. Nesse caso, o quadro político do RN sofre uma reviravolta.
CONSEQUÊNCIAS
Rosalba sendo afastada por ser considerada Ficha Suja, assume o cargo o vice-governador Robinson Faria, candidatíssimo a permanecer no cargo e, para isso, faria uma grande aliança, tendo como candidato a vice-governador, o deputado Walter Alves, do PMDB.
AVALIAÇÃO
Porém, há quem entenda de forma diferente a consequência da condenação de Rosalba. Ela ficaria inelegível, mas não perderia o mandato e nem deixaria o cargo. Apenas não poderia ser candidata a reeleição, o que não mudaria tanto o atual cenário.
LEITE
A reclamação dos produtores é grande: O Governo do Estado contabiliza 80 dias sem pagar pelo Programa do Leite. É uma perversidade; principalmente com pequenos produtores, que não conseguem suportar um calote de longo prazo como esse.
DISCURSO
Caso seja candidato a deputado em 2014, o presidente do PTB no RN e secretário de Segurança Pública, terá oportunidade de explicar a onda de violência que reina no Estado. Somente este final de semana, foram contabilizadas 25 mortes; já passamos de 1000 no ano. Ótimo discurso invertido para quem comanda a pasta.
PROBLEMA
O prefeito Carlos Eduardo poderá ter sérios problemas a partir da aprovação definitiva do projeto que estabelece passe livre para os estudantes natalenses no transporte coletivo. Chancelado pela unanimidade dos vereadores, restará ao prefeito sancionar ou vetar. Em caso de veto, certamente haverá manifestações contrárias ao seu ato.
FILIAÇÕES
Pelo que foi anunciado pelos partidos políticos, não houve qualquer planejamento ou preocupação dos líderes com a atração de nomes novos ou representativos de segmentos da sociedade. São os mesmos dos mesmos, apenas com leves migrações de uma sigla para outra, sem qualquer conotação ideológica ou pragmática. Nesse caso, não há exceções. São todos iguais.
PAQUERA
A tentativa mútua de reaproximação da ex-governadora Wilma de Faria com o PMDB é fato já conhecido de todos. O que nem todo mundo sabe é que a cúpula do PMDB, especialmente o ministro Garibaldi Filho, aceita a aproximação com a mãe de Lauro, mas não admite ter que ir às ruas pedir voto para Wilma. Outros integrantes do PMDB não admitem publicamente, mas não querem Wilma na majoritária para evitar “contaminação” da chapa com os processos da Guerreira.
VETO
Eleitora forte em todo o RN, Wilma é cortejada por todas as lideranças, mas para apoiar uma chapa. Sua presença na majoritária é vista como risco, pois pode virar alvo de críticas em relação aos escândalos que marcaram sua gestão. Ou seja: Wilma é boa para apoiar, não para ser apoiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário