Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN COMEMORA 96 ANOS DE EXISTÊNCIA

A cidade de São José do Seridó comemora hoje 96 anos de existência e logo pela manhã começaram as homenagens com alvorada, queima de fogos e missa em ação de graças na igreja matriz de São José, presidida pelo padre Fabiano Mauricio Dantas. Em 4 de Novembro de 1917 era criada a cidade de São José da Bonita que a partir daí começava a acontecer a sua história. A primeira feira aconteceu logo no mesmo dia. A ideia de criar nasceu de um grupo de filhos da terra que almejavam ver a região se desenvolver e foi partir que se reuniram e terras foram doadas e assim foi fundada a Vila de São José da Bonita e mais tarde se tornou São José do Seridó.

A história de São José destaca-se pela beleza de suas mulheres, pelo seu povo hospitaleiro e pela sua religiosidade. A festa do Padroeiro acontece em setembro por que naquela época os rios transbordavam e assim as populações ribeirinhas tinham dificuldades para participar das festividades de seu padroeiro. Os fundadores Joaquim Loló, Justino Dantas, dentre outros desbravadores foram peças fundamentais na fundação da cidade que 96 anos depois é uma vitrine para todo o estado.

Dona Quilidônia é hoje a moradora mais velha da cidade, com 97 anos esbanja lucidez e carisma e nasceu antes da fundação da cidade. Já seu Veludo é o morador mais velho e nasceu 2 anos após o município, com 94 anos agora esbanja lucidez, alegria e longevidade. A professora Edite Medeiros foi uma das pessoas que escreveu sobre a história de São José do Seridó e é destaque pelo seu amor ao município e pela sua fé sem fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário