Rosalba coordenando reunião em Barra de Santana - Foto: Ilmo Gomes
A governadora Rosalba Ciarlini acredita que até a conclusão das obras de construção da Barragem de Oiticica, prevista para agosto de 2015, todas as residências e equipamentos do novo Distrito de Barra de Santana, estarão construídos. Rosalba fez uma avaliação positiva ao Blog do Marcos Dantas, da reunião que teve com agricultores das margens do Rio Piranhas, que serão atingidos pelas águas da barragem. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (08), no canteiro das obras, após moradores terem forçados a paralisação dos serviços, desde o início desta semana. Com relação ao pagamento das indenizações, o discurso da governadora foi no sentindo de iniciá-lo, com a abertura do Orçamento de 2014, previsto para o fevereiro ou março deste ano.
Dom Jaime
“O Governo convida a Igreja, eu acho que isso também é importante. Nós apenas prestamos um serviço. A responsabilidade é do Estado, nós não estamos assumindo nenhum compromisso. Apenas estamos acompanhando e nos colocando, solidariamente ao lado do povo. Porque como pastores do povo de Deus, não podemos ficar alheios às incertezas e injustas pelas quais o povo passa. Ela veio, anunciou as datas, aquilo que devia se fazer, e a criação da comissão, que é um fórum para que possa as coisas se desenvolver. E nós nos sentimos bem a vontade para cobrar e falar daquilo que for necessário, em termos de execução das conversas que forem feitas”.
“Que orgulho sinto do povo de Barra de Santana ! Hoje eles deram uma aula de cidadania em suas terras. Aliás, nos últimos três (03) dias tem sido assim. Até as crianças saíram de suas casas e foram ouvir as boas novas. Como ser indiferente a estas pequenas vidas que ainda não sabem ao certo onde será construído seus novos lares. Em seus pequenos rostos vemos estampados em sua fisionomia a preocupação com o dia de amanhã. Um futuro incerto. O que fazer ? Ninguém aqui em Jucurutu/RN é contra as obras da barragem de Oiticica. Somos contra a falta de respeito por parte do governo do RN para com as famílias que serão prejudicadas. Parabéns. Democracia é assim que se faz.”
Na reunião, além de reivindicações como agilidade no processo de desapropriações, e o pagamento das indenizações, os moradores exigiram que a nova Barra de Santana seja construída no local conhecido como “Alto do Paiol”, cuja visão privilegiada possibilita a contemplação de quase toda a barragem. “Agora é trabalhar a desapropriação, o projeto e cuidar de fazermos as casas, pra que quando a barragem terminar, cuja previsão de conclusão é em agosto de 2015, todos já tenham se mudado pra casa nova, e tenham uma vida bem tranquila, porque ssa barragem é a redenção e vai trazer muitos benefícios para a população. Vamos formar uma comissão paritária, e faço questão de estar, sempre que possível, nas reuniões de avaliação, que sugeri serem feitas a cada trinta dias. A comunidade vai participar, dar idéia, e estaremos de mãos dadas, pois os benefícios são para todos”, disse a governadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário