Hoje, completa 30 anos da morte de um dos maiores líderes políticos do Rio Grande do Norte: Dinarte Mariz . Ele faleceu no dia 09 de Julho de 1984. Dinarte nasceu em 23 de Agosto de 1903.
Filho de Manoel Mariz Filho e Maria Cândida de Medeiros Mariz. Foi delegado de polícia em sua cidade natal, agropecuarista e se estabeleceu comerciante de algodão em Caicó onde tomou partido em favor da Aliança Liberal que tinha Getúlio Vargas e João Pessoa como candidatos a presidente e a vice-presidente nas eleições de 1930. Político brasileiro que governou o Rio Grande do Norte entre 1956 e 1961 e influenciou a política local por mais de meio século. Começou na política como prefeito de Caicó na década de 1930. A história política Potiguar não pode ser entendida sem que se conheça a figura do ex-governador do Rio Grande do Norte, Dinarte Mariz, o homem que trouxe a universidade para o Estado.
Durante a Intentona Comunista iniciada em Natal à 23 de novembro de 1935, Mariz foi um dos que comandaram a repressão ao levante, recusando-se, contudo, a retornar ao meio político devido a sua oposição ao Estado Novo. Em 1945 Dinarte Mariz ingressou na União Democrática Nacional (UDN) e nesse mesmo ano foi derrotado ao disputar uma cadeira de senador, fato que se repetiria em 1950. Persistente, teve êxito em 1954 e em 1955 foi eleito governador do Rio Grande do Norte. Durante seu governo foi criada a Universidade do Rio Grande do Norte. Na acomodação das forças políticas que se seguiram, Mariz sofreu uma derrota em 1960 quando o seu candidato a governador foi derrotado por Aluizio Alves, seu outrora aliado. Em 1962 foi eleito para o segundo mandato de senador e apoiou a deposição de João Goulart e a instauração do Regime Militar de 1964 ingressando depois na ARENA sendo reeleito senador em 1970 e reconduzido ao cargo pela via indireta em 1978 por força do Pacote de Abril baixado no ano anterior. Com a reforma partidária filiou-se ao PDS embora tenha sido árduo defensor do bipartidarismo e tenha apresentado restrições à Lei da Anistia. Foi pai do três vezes deputado federal Vigolvino Wanderley Mariz, é tio-avô da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria,
Nenhum comentário:
Postar um comentário