Dos quatro nomes indicados até agora pelo Partido dos Trabalhadores para compor o secretariado de Robinson Faria, apenas um é ligado diretamente a senadora eleita Fátima Bezerra. Os outros são indicações do deputado Fernando Mineiro e de integrantes do partido aliados ao parlamentar. O único nome ligado a Fátima Bezerra indicado para a equipe do novo governador é o do produtor cultural e ator Rodrigo Cesar Souza de Macedo, mais conhecido por “Rodrigo Bico”, ex-candidato a vereador pelo partido em 2012. Os outros dois nomes apresentados ao governador que assumirá o mandato no dia 1º de janeiro de 2015 são o da psicóloga Maria Tereza Freire, para a Coordenadoria Estadual das Mulheres (que pode ganhar status de secretaria); e a socióloga Divaneide Basílio, para a subcoordenadoria daJuventude. Estes dois cargos fazem parte da estrutura da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). Tereza Freire é esposa do vereador Hugo Manso (PT). Divaneide foi assessora pessoal do deputado Fernando Mineiro. Há ainda uma quinta indicação, para a Emater, do engenheiro agrônomo César José Alves, do mesmo grupo de Hugo Manso, mas tido como único nome de consenso e definido por critérios técnicos. Até o momento, o governador eleito Robinson Faria só anunciou um nome indicado pelo PT, para a Secretaria Estadual de Educação, que ficará sob o comando de Francisco das Chagas Fernandes.
Os quatro novos nomes serão anunciados na próxima segunda-feira por Robinson Faria. As indicações, entretanto, permanecem no rastro de divergências políticas dentro do PT potiguar. Uma disputa acirrou os ânimos entre a corrente liderada pela senadora eleita Fátima Bezerra e a do deputado estadual Fernando Mineiro, que possui a maioria na executiva estadual petista. Dos três nomes que restavam da cota petista, Maria Tereza e Divaneide são indicações da corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)”, que tem à frente o deputado Mineiro. Já o nome de Rodrigo Bico veio do “Movimento PT”, da senadora eleita Fátima Bezerra A intenção do grupo da senadora, entretanto, era ficar também com a indicação para a Secretaria de Educação, cujo nome proposto pelo grupo era do ex-diretor do IFRN, Getúlio Marques, que foi da COMPERVE e se destacou mais recentemente na coordenação geral dos Institutos Federais no Rio Grande do Norte. A derrota dentro da Executiva foi imposta a Fátima graças à maioria já obtida por Mineiro no processo de formação da Executiva.
Já Rodrigo Bico faz parte do grupo de teatro Facetas Mutretas e Outras Histórias. É formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também é militante das políticas culturais no Estado, fez parte da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e é fundador da Rede Potiguar de Teatro. Rodrigo atuou intensamente na campanha eleitoral em favor de Robinson e de Fátima Bezerra. Em 2012, ele tentou uma vaga para a Câmara Municipal. Acabou na suplência, tendo alcançado o número de 1.964 mil votos. A escolha dele surpreende para a composição do governo. Em outubro, numa plenária do Fórum de Cultura Potiguar, os representantes do segmento cultural haviam indicado o nome de Josenilton Tavares, que é hoje diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura. Maria Tereza Freire é esposa do vereador petista Hugo Manso, um dos lideres da corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)”. O nome dela era dado como certo para a Coordenadoria Estadual das Mulheres. Tanto é que na página pessoal da socióloga no Facebook havia uma postagem sobre um encontro no diretório estadual para discutir as medidas que serão trabalhadas a partir do próximo ano. Já Divaneide Basílio faz parte da assessoria parlamentar do deputado estadual Fernando Mineiro. Ela também fez parte Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Durante as eleições, teve participação ativa no comitê do deputado estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário