Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 28 de abril de 2015

RN: GOVERNO FARÁ PROMOÇÃO DE 2.132 PRAÇAS ATÉ 22 DE MAIO

Robinson Faria anúnciou promoções em reunião com associações
Robinson Faria anúnciou promoções em reunião com associações/Alex Regis

O Governo do Estado garantiu a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros até o próximo dia 22 de maio. A medida foi anunciada ontem (27), durante reunião com associações da categoria, e será retroativa a 21 de abril, data estipulada pelo texto da Lei de Promoção de Praças, sancionada em junho do ano passado. O anúncio não agradou integralmente os militares, mas, em assembleia geral realizada horas depois ao encontro, eles descartaram os protestos programados para esta semana. Quanto aos militares que também estão aptos e não serão contemplados nesta primeira chamada, a secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, comprometeu-se a divulgar um  cronograma quantitativo – para 25 de agosto e 25 de dezembro – até a próxima segunda-feira (4).

As associações da categoria tentaram incluir outras demandas, como o cumprimento de níveis remuneratórios, mas, as solicitações foram descartadas. “Eu acredito que o que foi proposto está muito aquém. Não se trata apenas das promoções, mas, de uma série de questões. Temos quase 4700 homens aptos a serem promovidos e inúmeros com subsídios desnivelados há dois anos”, afirmou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM/BM do RN (ASSPMBMRN), Eliabe Marques. Em número divulgados para a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a ASSPMBM/RN e a Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM-RN) detalharam o efetivo atual de militares nas corporações. Na Polícia Militar, são 525 oficiais e 8505 praças. Já o Corpo de Bombeiros conta com 643 militares. Quanto ao número de homens em condições de serem promovidos, há 4130 PMs e 380 praças bombeiros. O quantitativo é referente aos concursados até 2004, ou seja, dez anos atrás, conforme o texto da Lei de Promoção.

De acordo com a ABM/RN, 250 soldados/cabos e 130 sargentos/subtenentes estão dentro dos critérios de promoção. No caso dos policiais militares, os números são maiores, com 2.564 Soldados, 601 Cabos, 408 3º Sargentos, 375 2º Sargentos, 182 1º Sargentos. Pela tabela de remuneração em vigor, a diferença do subsídio entre as patentes varia de  R$ 627 à  R$ 1.254. A lista dos 1.232 promovidos pelo Governo do Estado será publicada em Diário Oficial até o próximo dia 22 de maio. Ontem, a reportagem da TN questionou os nomes que vão integrar esta chamada, mas, foi informada que isto ainda não foi formulado. Em números, a Sesed detalhou apenas o quantitativo. Ao todo, o cronograma da PM contempla 727 soldados, 276 cabos, 82 3º SGTs, 26 2º SGTs e 15 1º SGTs. Para os bombeiros, a distribuição foi de 80 soldados/cabos, três 3º SGTs, 14 2º SGTs, sete 1º SGTs e dois subtenentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário