Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 22 de maio de 2017

RN: SEBRAE MONTA ESPAÇO SABORES DURANTE EXPOSIÇÃO NO SERIDÓ

Mostra de Queijos Artesanais visa valorizar tradição da região na produção de queijos de coalho e de manteiga
O Sebrae no Rio Grande do Norte estará presente na 44ª edição da Exposição Agropecuária do Seridó, que será realizada de sexta-feira 26 até domingo 28, no Parque de Exposição Walfredo Gurgel, em Caicó. A instituição vai montar o Espaço Sabores, que visa divulgar duas das potencialidades econômicas da região: os derivados de leite e a produção de ovinocaprinos. O espaço terá uma mostra de queijos e capacitações na área de cortes nobre de ovinocaprinos voltadas para o público participante do evento. Segundo expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a exposição deverá movimentar em torno de R$ 4 milhões.
A Mostra de Queijos Artesanais será realizada na sexta-feira, a partir das 19h30, durante a abertura do evento, e vai reunir exemplares de queijos de manteiga e de coalho de 20 queijarias artesanais do Seridó. A ideia é destacar e valorizar a tradição da região na produção desses derivados lácteos, que já são reconhecidos pela qualidade. O Seridó concentra a maior produção de queijos do Rio Grande do Norte, grande parte feita de forma artesanal como nos primórdios, há 300 anos. São cerca de 315mil quilos de queijos fabricados a cada mês.
O Espaço Sabores também abre espaço para capacitação dos participantes da exposição. Estão programadas oficinas de cortes nobre de ovinos e caprinos com grandes especialistas e serão realizadas entre os dias 27 e 28. No sábado, serão duas oficinas, previstas para ocorrer às 9h e às 16h. No dia seguida, a oficina de Cortes Especiais de Caprinos e Ovinos será realizada às 9h. “Queremos fortalecer esses produtos, que demonstram a força e a potencialidade que tem essa região”, ressalta o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Alexandro Medeiros.
Além do Espaço Sabores, do Sebrae, a 44ª Exposição Agropecuária do Seridó terá uma programação especial e contará com a realização de cursos e palestras. Pelas projeções da Sape, a estimativa é reunir em torno de 1,5 mil animais, entre caprinos, ovinos e bovinos, em uma programação que inclui julgamento de raças, exposição de animais, leilão, shows culturais e comercialização de artesanato regional. “Queremos fazer uma grande exposição e bater todos os recordes de animais expostos e negócios concretizados. Estamos com a Agência de Fomento (AGN) para financiar os produtores. O Banco do Brasil vai disponibilizar R$ 1 milhão para financiar produtores durante a exposição”, adianta o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha. Segundo ele, está programado um grande leilão no sábado. Nessa edição, haverá o julgamento das raças Sindi e Pardo Suíço, além de julgamento de ovinos e caprinos.
A 44ª Exposição Agropecuária do Seridó é realizada pela Sape em parceria com a Prefeitura de Caicó, Associação Norte-rio-grandende de Criadores (Anorc), Associação de Caprinos e Ovinos do RN (Ancoc), Associação Seridoense de Criadores (ASSERC), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faern/Senar e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário