Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 26 de julho de 2017

FNDE: CONCURSO MELHORES RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ABRE VOTAÇÕES DA ETAPA ESTADUAL

Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar abre votações da etapa estadual
Nutricionistas do PNAE e presidentes dos conselhos da alimentação escolar devem votar nas melhores receitas de seus estados até 15 de agosto
Chegou a hora de nutricionistas do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e presidentes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) escolherem as melhores receitas de seus estados que seguirão para a etapa regional do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, o concurso visa valorizar o papel dos merendeiros na promoção de uma alimentação saudável e adequada nas escolas brasileiras.
Com mais de dois mil inscritos, a segunda edição do concurso já passou pela fase eliminatória, e agora as 1.284 receitas selecionadas passarão pela votação estadual. Assim como na primeira edição, a criatividade é o principal componente dos pratos, que abrangem ingredientes típicos de todas as regiões brasileiras, como o pequi, vinagreira, tucupi, açaí, pinhão e taioba.
“Além de valorizar o trabalho de quem tanto se esforça para garantir uma alimentação de qualidade às nossas crianças, queremos mostrar o quanto o Brasil é rico em variedades de alimentos que podem ser oferecidos de maneira saudável e criativa nas escolas. Acreditamos que as receitas apresentadas poderão inspirar profissionais que trabalham com a merenda nos mais variados lugares do país”, afirmou o presidente o FNDE, Silvio Pinheiro.
Cada nutricionista e presidente dos CAES tem até o dia 15 de agosto para escolher quatro receitas que melhor representam seus estados. Para votar, basta acessar o link:
http://melhoresreceitas.mec.gov.br/loginVotacao.php. É importante que sejam observados os critérios criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade da receita no PNAE – possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar.
As receitas escolhidas seguirão para a etapa regional e, em seguida, para a etapa nacional, na qual as 15 receitas finalistas serão preparadas e degustadas por um júri composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Pnae. O júri vai apontar, então, as cinco receitas vencedoras do concurso, uma por região. Os campeões receberão um prêmio de R$ 4.800,00 e uma viagem internacional.
As receitas selecionadas na etapa eliminatória estão listadas na página do concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário