Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

ENCCEJA/RN: CAMINHO PARA CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO PARA JOVENS E ADULTOS, INSCRIÇÕES A PARTIR DE HOJE (7)

A última edição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trouxe uma novidade para os estudantes. Desde aquela edição o ENEM deixaria de oferecer a jovens e adultos a opção de conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio por meio de sua pontuação nas provas. Esse grupo de estudantes terão, a partir deste ano, de realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para conseguir a deseja certificação. Essa mudança marca um novo modo de avaliar os estudantes, partindo de provas mais adequadas para esse público. Também continua sendo oferecida a certificação relativa ao ensino fundamental para aqueles que têm a partir de 15 anos de idade. 

O participante poderá solicitar a certificação ou o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em edições anteriores do Encceja ou do Enem. A emissão dos documentos certificadores no estado (Certificado e Declaração de Proficiência) é de responsabilidade da Secretaria de Educação do RN.  As inscrições para o exame iniciam HOJE, dia 7 de agosto e serão encerradas no dia 18 do mesmo mês. Os interessados deverão acessar o site do Encceja, no período da inscrição, preencher todos os dados e aguardar o dia da realização das provas, 8 de outubro. Os detalhes da inscrição podem ser conferidos no Edital do Encceja clicando aqui

As cidades de Assú, Caicó, João Câmara, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros serão polos de realização de provas, sendo que os candidatos não podem trocar de cidade após assinalar qual deseja realizar o exame. O Encceja Nacional está em sintonia com as metas, em especial a meta 5, do Plano Estadual de Educação do RN. As áreas do conhecimento que serão avaliadas estão respaldadas no currículo da Base Nacional Comum Curricular, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para quem desejar alcançar a certificação do Ensino Fundamental, o interessado deve ter competências nas áreas de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, matemática, ciências naturais, geografia e história. Já os que buscam o diploma de Ensino Médio, terão que ter habilidades nas mesmas áreas de conhecimento do ENEM. 

O site do Encceja disponibiliza vasto conteúdo de estudo para as provas. Os arquivos disponíveis são compostos por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). Tenha acesso ao material clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário