Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

SEEC/RN REALIZA OFICINAS PARA APRIMORAR O ENSINO DO PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Resultado de imagem para português e matemática NO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃOResultado de imagem para português e matemática,
Como mais uma ferramenta para cumprir as metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação e melhorar os índices de aprovação em português e matemática, a Secretaria de Educação do RN realiza amanhã (10) e quarta (11), Oficinas de Língua portuguesa e Matemática. A ação será realizada nesta etapa com professores de 24 escolas da rede estadual de ensino, todas da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura. “Sabemos que os piores índices de aprovação do ensino brasileiro estão nas disciplinas de português e matemática.  Sem essas disciplinas não conseguimos avançar. Com essas oficinas os professores poderão oferecer uma aula ainda melhor, com estrutura e alternativas de aprendizagem melhores para seus alunos, que é o objeto principal do ensino” avaliou o professor responsável por ministrar as aulas de língua portuguesa, João Maria Medeiros. 

Com a mediação de professores João Maria e Renato Cunha Lima ficará a cargo da oficina de Matemática, os participantes debaterão práticas e abordagens inovadoras de ensino para serem aplicadas em sala de aula.  João explica que na oficina de língua portuguesa serão analisadas reportagens jornalísticas publicadas em alguns portais de notícia, de diferentes seções, observando a linguagem, a imagem e a legenda, bem como o projeto gráfico escolhido. “Recolhemos alguns exemplos de portais previamente escolhidos. Procedemos à análise das notícias, das diferentes seções, observando a linguagem, as imagens e da relação entre texto, imagem e legenda, do projeto gráfico, das ilustrações, das manchetes, das cores, dos diferentes tipos de letra, observando, também, o público a que se destina cada veículo”, disse.

Até o final do ano, as oficinas serão mensais com uma carga horária de 8h, sendo 4h destinadas a Língua Portuguesa e 4h para o ensino da Matemática. Com o desenvolvimento das atividades, a expectativa é que seja criado uma rede de articulação que possibilite trocas entre os participantes.  A SEEC realiza ações constantemente dentro das prerrogativas do Plano Estadual de Educação, desenvolvendo oficinas de formação continuada para professores. As medidas fazem parte do Plano Nacional de Educação que pretendem flexibilizar os currículos e torna-los mais eficazes.  As oficinas, que fazem parte das ações da Subcoordenadoria de Ensino Médio, vão acontecer no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire- CENEP, localizado no bairro de Petrópolis, em Natal/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário