Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ESCOLAS DO RN DISCUTIRÃO REFERÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

A Secretaria de Educação do RN, com o apoio do Projeto Governo Cidadão, realiza nos dias 27 a 30 de novembro o Seminário Regional das Referências Básicas para Organização do Trabalho Pedagógico. O evento será sediado em cinco polos do estado, nas cidades de Natal, Mossoró e Currais Novos contando com a participação de 1300 educadores de todas as escolas estaduais do Rio Grande do Norte.  O objetivo do seminário será a finalização do documento que servirá como referência para organização do trabalho pedagógico, instrumento importante para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino da Rede Estadual de Educação. “As escolas que não contam com um PPP poderão construí-lo. Aquelas que já tem, podem atualizá-lo com o resultado das discussões do seminário regional”, explicou Cleide Alves, técnica da Unidade Executora Setorial (UES) da SEEC.

Com a realização desta discussão, o texto referencial entra em sua quarta fase de elaboração. Antes foram realizadas sondagens online para compreender a composição dos PPPs e suas articulações com o trabalho pedagógico. Em seguida, pesquisadores estiveram em todos os municípios do RN para avaliar os serviços educacionais prestados pela Rede Estadual de Educação e a penúltima etapa foi um primeiro momento de discussão da versão preliminar do documento com as referências básicas, realizado em setembro deste ano com a participação de técnicos da SEEC. 

Para a gerente da UES da Secretaria de Educação do RN, Jailma Carvalho, o seminário proporciona a escola trazerem suas discussões para um plano maior. “Cada escola tem a possibilidade de apresentar sua opinião e voz, mostrando o que deseja que seja feito a fim de melhorar o trabalho pedagógico. Aqui temos a oportunidade para elas serem protagonistas desta discussão”, apontou a gerente. Divido em três polos, o primeiro dia (27) de atividades será em Mossoró, com as escolas das Diretorias Regionais de Educação e Cultura de Mossoró e Apodi. Neste mesmo dia as unidades de ensino das regionais de Santa Cruz, Caicó e Currais Novos, este último será o município sede da discussão, também ferão seus debates. No segundo dia (28) das discussões voltam a Mossoró com as escolas das regionais de Assu, Umarizal e Pau dos Ferros. O terceiro dia o seminário chega a capital potiguar reunindo as escolas das regiões de Natal e Ceará-Mirim. O último dia de atividades, a ser realizado em Natal, contará com as contribuições das escolas das regionais de Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Macau, Angicos e João Câmara.

Antes da realização do seminário, as escolas estão sendo convidadas a discutirem o texto base para a elaboração dos referenciais e enviarem suas contribuições. Por meio de instrumental disponível no site da SEEC, cada escola poderá organizar seu debate e enviar o resultado das discussões. Após o envio, a Fundação Vunesp irá organizar todas as contribuições, sintetizando-as em um documento a ser discutido no Seminário Regional.  O documento final deverá ser disponibilizado para as escolas em dezembro, a tempo de ser utilizado nas semanas pedagógicas e discussões do PPPs para o ano letivo de 2018. 

Carta convite para as escolas estaduais

Documento preliminar para discussão das Referencias Básica para Organização do Trabalho Pedagógico

Orientações para discussão do documento preliminar nas escolas 

Formulário para envio das contribuições das escolas

[Novo] - Texto com a colaboração das escolas - validação nos Seminários

Inscrições - Prazo final para inscrições: 22/11/2017

Ficha de inscrição para o Polo I - 1ª, 5ª Direcs 

Ficha de inscrição para o Polo II - 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 8ª, 16ª Direcs

Ficha de inscirição para o Polo III - 12ª, 13ª Direcs

Ficha de inscrição para o Polo IV - 11ª,14ª,15ª Direcs

Ficha de inscrição para o Polo V - 7ª, 9ª, 10ª Direcs

Locais dos Seminários:

Natal
Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales
Endereço - BR 101 KM 0, Centro Administrativo Rio Grande do Norte, S/N - Lagoa Nova, RN, CEP: 59064-901

Currais Novos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte, Campus Currais Novos  - IFRN
Endereço - Rua Manoel Lopes Filho, 773 – Valfredo Galvão - Currais Novos - RN, CEP: 59380-000

Mossoró
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -  SENAI
Endereço - R. José Leite, 100 - Abolição, Mossoró - RN, CEP: 59619-100

Nenhum comentário:

Postar um comentário