Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

RN: JUSTIÇA PROMOVE MAIS UMA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO COM ENVOLVIDOS NA OBRA DA BARRAGEM DE OITICICA


Resultado de imagem para Justiça promove mais uma audiência de conciliação com envolvidos na obra da Barragem de Oiticica

O juiz José Herval Sampaio Júnior, da Comarca de Jucurutu, intermediou mais uma reunião envolvendo membros do Poder Público e integrantes do movimento dos atingidos pela construção da Barragem de Oiticica, realizada em 17 de novembro, no Plenário da Câmara de Vereadores daquele município. Segundo o magistrado, foram sete horas de mediação do Poder Judiciário no caso concreto, com mais de 20 assuntos tratados.
Da reunião, alguns encaminhamentos foram feitos, como a verificação do cumprimento integral da obrigação de remessa ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) do plano de trabalho para a execução da obra, no valor de R$ 66.635.730,11. Também ficou ratificado o compromisso do Estado da obrigação de buscar viabilizar a doação de terreno aos inquilinos, com cláusula resolúvel, para que construam as suas custas as respectivas casas ou a construção de 20 moradias dentro da área de expansão da Comunidade de Barra de Santana, respeitando-se o devido processo previsto na legislação.
Foi deliberado ainda que o Estado fica comprometido em viabilizar o aditivo qualitativo para garantir a estrutura de água, energia e saneamento das 41 casas em construção. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) se comprometeu, o mais breve possível, dentro de suas outras atribuições e o desempenho técnico do caso, a diligenciar as documentações apresentadas pela Empresa Solo, e logo após, comunicar em caso de nova diligência à empresa Solo que também se comprometerá em responder o mais rápido possível, de modo que até o dia 11 de dezembro de 2017, o cemitério seja entregue física e juridicamente.
Ficou ressaltado ainda que, nesse período, o Procurador do Município fará no processo judicial de Alvará o devido peticionamento, indo os autos com vistas ao Ministério Público, voltando ao magistrado para a devida autorização, bem como ao final a Desantificação do antigo cemitério e Santificação do novo cemitério por parte da Igreja Católica, tendo a empresa Consórcio Solo assumido o compromisso de, improrrogavelmente, entregar o novo cemitério da Barra de Santana, até o dia 11 de dezembro de 2017.
Para isso, o Município de Jucurutu comprometeu-se em receber o cemitério, assumindo a gestão, e, logo após a audiência agendada para o dia 11 de dezembro de 2017, o magistrado e demais partes farão uma visita ao cemitério para verificar a entrega. Ficou acordado também que na data acima citada, mesmo sem parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado, será formado o grupo de acompanhamento e monitoramento da supressão e reposição vegetal, sendo constituído pelo Idema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), pelo Movimento dos Atingidos pela Construção da Barragem de Oiticica, KL Engenharia, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Seara e Fetarn.
Uma nova reunião acontecerá no dia 18 de dezembro de 2017, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Jucurutu, para tratar das Agrovilas, devendo comparecer a Seapac, Movimento dos Atingidos pela Construção da Barragem de Oiticica, Prefeitura de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando, além do Idema, Semarh, KL Engenharia, Emater, Emparn, Fetarn, Sindicato Rurais de São Fernando, Jardim de Piranhas e Jucurutu. Ficou acordado que 112 pessoas serão beneficiadas com Agrovilas.
TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário