Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 4 de março de 2018

GEOGRAFIA NÃO SERÁ DISCIPLINA NA BASE DO ENSINO MÉDIO


Resultado de imagem para Geografia não será disciplina na base do ensino médio
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio terá apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme noticiou o jornal O Estado de São Paulo. Geografia (assim como todas as outras disciplinas) estará concentrada na área interdisciplinar, que abrange Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 

“É preciso tomar cuidado para não induzir que só Português e Matemática são importantes e o restante não ser dado com qualidade. No nível de precariedade que funciona o ensino médio público do Brasil, não especificar os itinerários formativos é deixar os direitos de aprender ao campo da incerteza”
Resultado de imagem para Cesar Callegari, presidente da comissão que discute a Base no Conselho Nacional de Educação (CNE)
Cesar Callegari, presidente da comissão que discute a Base no Conselho Nacional de Educação (CNE)

O que é a BNCC?
- A Base Nacional Comum Curricular, cuja sigla é BNCC, é uma referência obrigatória formulada pelo Ministério da Educação para a elaboração dos currículos nos estados, nos municípios, na rede federal e nas escolas particulares de todo o Brasil.

Quais são os objetivos da base?
- Indicar com clareza o que se espera que os estudantes aprendam na Educação Básica, além de assegurar a igualdade de aprendizagem em todas as escolas do país.

A Base diz quais são os conteúdos que o professor deve ensinar?
- Não, pois ela não tem esse propósito. A Base estabelece os objetivos que se espera que os estudantes venham a atingir. Ela servirá de referência para a elaboração dos currículos, com todos os conteúdos necessários para alcançar esses objetivos definidos na Base.
Qual é o próximo passo da BNCC do ensino médio?
Depois de finalizado pelo MEC, o documento ainda será enviado ao CNE para discussão. Segundo Callegari, a aprovação do texto final deve acontecer apenas no fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário