Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 29 de junho de 2018

ELINO JULIÃO: HOJE É RESGATE, UMA HOMENAGEM ESPECIAL.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e chapéu
"Leandro Mendes"
Hoje é resgate, uma homenagem especial.
Há 33 anos conheci um outro Brasil, mesmo sem nunca deixar de reconhecer minhas raízes.
Nesse "Novo País" me resgatei. Mudaram os ritmos mas permaneceram as mesmas emoções.
No Nordeste descobri que tinha perdido um tempo que havia ficado na saudade deixada no Sul e com isso reaprendi a amar ainda mais a minha terra e isso me possibilitou amar outras terras, mesmo que muito distantes. Comecei por Recife e andando por Natal, percebi que somos um bando de loucos lúcidos acreditando sempre num Brasil que ninguém irá tirar de de dentro de nós.
Assim, modestamente, presto minha homenagem ao mestre Elino Julião, um brasileiro nascido em Timbaúba dos Batistas, no Seridó do Rio Grande do Norte, que me ajudou muito a entender que não existem fronteiras pra quem ama o que faz.
Elino Julião (Timbaúba dos Batistas, 13 de novembro de 1936 — 20 de maio de 2006) foi um cantor de forró conhecido pela forte ligação à cultura da região do Seridó, no Rio Grande do Norte.
Hoje é resgate,.o aprendi que as festas populares como São João, São Pedro... são muito mais que fogos e fogueiras, são o pulsar do coração.
Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho, Concertina e harpa. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Santana em Caicó - RN. Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião fazia a alegria da rapaziada. Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa " peladinha " em frente à Igreja de Santana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Cantar para Elino, já era êxtase.
No ano de 1950, destemidamente o garoto de 14 anos "pegou morcego" no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o Estádio de futebol Arena Das Dunas, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: "O forro da Coréia".
Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico "forró pé de serra" do sertão nordestino, registrou e divulgou com
originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de 4 décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário