Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 25 de junho de 2018

PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA SETEMBRO CIDADÃO É APRESENTADO AOS EDUCADORES DO RN

Resultado de imagem para Setembro Cidadão
A Secretaria de Educação do RN apresentou no último dia 20, a programação alusiva ao Setembro Cidadão aos diretores e gestores pedagógicos das 16 Diretorias Regionais de Ensino (DIREC). A apresentação aconteceu na sede da instituição, no Centro Administrativo, em Natal. Este ano o programa traz a temática: “Educação, Leitura e Cidadania”, que tem como objetivo proporcionar momentos de cidadania nas atividades diárias da escola, formando estudantes conscientes de seu papel transformador da realidade, capazes de tomar decisões mais conscientes no futuro, contribuindo dessa forma, para uma sociedade mais justa e igualitária. 

“Nós vamos utilizar as cartilhas de A-Z, disponibilizamos também, uma série de sugestões pedagógicas e metodológicas de como os educadores podem trabalhar nela durante todo o ano, principalmente, no mês de Setembro. Contribuindo, dessa forma, com os aspectos da cidadania, sobretudo, no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos“, declarou o coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, João Maria Medeiros.

O cronograma das atividades segue com a realização do III Seminário Estadual de Educação Cidadã e a abertura do Setembro Cidadão no dia 29 de agosto. A programação contará com apresentação cultural e mesas redondas com os temas: leitura e cidadania, programa brasileiro de educação e cidadania, além de interação entre os participantes. Posteriormente, a equipe do Livro didático apresentará as diretrizes para elaboração do plano de ação da cartilha de A-Z. Estarão presentes gestores, coordenadores pedagógicos, regentes de bibliotecas, agentes de leitura das escolas, mediadores e representantes dos municípios (UNDIME). A programação acontece no auditório Angélica Moura, localizado na Secretaria de Educação. 

Em 26 de setembro durante o II Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER, acontecerá a Culminância do Setembro Cidadão 2018, no Auditório Angélica Moura. Estão previstas apresentações cultural; palestra sobre o tema Educação, Leitura e Cidadania; mostra das produções das escolas sobre a Cartilha A-Z; experiências da Rede Estadual com o Concurso de Redação, além do momento de interação entre os participantes. Participarão alunos e professores, gestores, coordenadores pedagógicos, regentes de bibliotecas, agentes de leitura da rede estadual de ensino, mediadores e representação dos municípios (UNDIME).

Desfile Cívico
A programação segue com o Desfile Cívico que será realizado no dia 7 de setembro, na praça Cívica da Governadoria. 10 escolas da rede estadual irão desfilar sobre encargo da 1ª DIREC e cerimonial, bem como, a organização das escolas. 

Setembro Cidadão
A SEEC atua como parceria do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec, que nasceu da experiência vivenciada por mais de dez anos de trabalho e parceria entre o Juiz de Direito Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira. Apostando e contribuindo para a melhoria da educação brasileira, lançaram a proposta no sentido de criação do mês da cidadania.  A Lei complementar 494/2013 instituiu o mês de setembro no calendário oficial de eventos do RN, denominado Setembro Cidadão, fixando ainda, o dia 10 de setembro como o Dia da Educação Cidadã no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário