Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 4 de julho de 2018

RECURSOS DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NÃO ESTÃO PREJUDICADOS EM CAICÓ


O Ministério da Saúde divulgou portaria, no dia 12 de junho de 2018, com a relação de centenas de Equipes de Saúde da Família (ESF) que estão sendo descredenciadas, em razão dos descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).

Diferente da interpretação dos gráficos do Ministério da Saúde, onde Caicó supostamente teria descredenciadas oito dessas equipes, não será suspenso nenhum recurso das atuais 24 ESF do município. “Quando foi divulgada esta informação, esqueceram de colocar a última coluna que diz o número de equipes cadastradas e atualizadas pelo Ministério da Saúde. Caicó aparece com as mesmas 24 equipes credenciadas”, disse Sandra Brilhante.

Ainda segundo a secretária, essas oito ESF que aparecem como descredenciadas é porque foram habilitadas pelo ministério, mas não foram implantadas ainda. Isso permitiria a Caicó ampliar para 32 equipes. “A Gestão Municipal avalia como extremamente importante aumentar o número de ESF. No entanto, existem alguns impasses que impossibilitam está ampliação, como, por exemplo, a ausência do profissional médico para cobrir 100% das unidades de saúde, como também o limite prudencial estar acima do permitido”, explicou Sandra.

Fonte: Paulo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário