Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 1 de março de 2019

EDUCAÇÃO/BRASIL: SEXTA EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA JÁ ESTÁ COM INSCRIÇÃO ABERTA

olimpiada portugues
A inscrição para a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) já está aberta, e os professores das redes públicas estaduais e municipais devem promovê-la até 30 de abril. É necessário que a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada – municipal ou estadual – também faça a inscrição on-line. O objetivo da iniciativa é apoiar os docentes no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita e promover oficinas de produção de texto com os alunos do ensino fundamental e médio.

Etapas, municipais, estaduais e regionais serão promovidas até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. O tema do concurso deste ano é O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Dentre as novidades estão: homenagear a escritora Conceição Evaristo; inclusão do gênero textual documentário para alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio; e premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes.
As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca, e os professores também receberão prêmios. Após a realização das oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.
olimpiada de portugues
Dentre as categorias estão: poema, quinto ano; memórias literárias, sexto e sétimo; crônica, oitavo e nono; e artigo de opinião, terceiro ano do ensino médio. Para os professores, o concurso estabelece relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. A Olimpíada foi lançada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

FONTE: Agência CNM de Notícias, com informações do portal Escrevendo o Futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário