Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 1 de julho de 2019

SERVIDORAS DA EDUCAÇÃO DO RN SÃO HOMENAGEADAS DURANTE CERIMÔNIA NA AL

A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), entidade civil, artística e cultural do RN, recebeu na manhã da última sexta-feira (28) uma homenagem aos seus 22 dois anos de fundação, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na ocasião, as poetisas Adélia Costa e Geralda Efigênia, servidoras da Secretaria de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC) estavam entre as homenageadas. 

A honraria diz respeito as contribuições poéticas realizadas ao Estado por meio da SPDV ao longo de suas duas décadas de atuação. Ao todo, 40 poetas receberam a honra, entregue pelo deputado estadual Francisco do PT. Além dos homenageados, a sessão ainda contou com a presença de representante do Governo do Estado e de instituições relacionadas a arte e poesia do RN.  

Para Adélia Costa, a homenagem significa um reconhecimento a cultura local pois, apesar da atuação da SPVA, esta trata-se da primeira homenagem recebida pela Assembleia. “Ser poeta significa permitir sempre que a poesia fale por si. Então receber um reconhecimento desses é para nós fazer florescer versos e cores. Esperamos que os setores públicos se preocupem cada vez mais com o fortalecimento da literatura e cultura”, avalia Adélia.  Foi por meio de sua atuação na SEEC que Geralda Efigênia, uma das homenageadas, ajudou a idealizar e implementar o projeto Cordeltecas do Estado, iniciativa que visa estimular o interesse pelo saber popular nas escolas. O projeto foi iniciado em 2017 e entre as suas ações estão: oficinas de cordel, lançamento e publicação de obras cordelistas realizadas por alunos e professores (das escolas que participam do projeto), palestras, entre outras atividades. 

SPVA
Fundada em 1997, a SPVA tem por intuito atuar como agente promotor da cultura e educação no Estado, por meio de projetos que estimulam o interesse pela poesia, literatura regional e arte. Entre suas ações destaca-se a inciativa “Poetas na Escola”, voltada exclusivamente às escolas públicas do Estado cujo objetivo é levar aos estudantes o conhecimento acerca da cultura cordelista potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário