Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 18 de março de 2020

SINTE/RN REJEITA PROPOSTA DA PREFEITURA DO NATAL E DEFENDE IMPLANTAÇÃO INTEGRAL DO REAJUSTE DO PISO

Embora a sede estadual do SINTE/RN esteja fechada em razão da pandemia do COVID-19, as atividades da diretoria em defesa dos trabalhadores continuam. Na manhã desta quarta-feira, 18 de março, Dia da Greve Nacional da Educação e dos Serviços públicos, uma comitiva do Sindicato protocolou ofício na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Educação. No documento, o SINTE defende a implantação integral e paritária do reajuste de 12,84% do Piso para os educadores de Natal e rechaça a proposta de pagamento apresentada pelo Executivo Municipal.

A posposta oficial da Prefeitura foi entregue ao Sindicato na tarde da terça-feira, 17. Nessa data, estava prevista a realização de uma audiência entre representantes do SINTE, Secretaria de Educação e Executivo. Todavia, a reunião não ocorreu e a proposta encaminhada ao Sindicato dispôs o seguinte:
  • Implantação do reajuste no índice de 6,22% aos professores da ativa em abril de 2020, com efeito retroativo a janeiro;
  • Implantação do reajuste no índice de 6,22% em três parcelas iguais de 2,073%, nos meses de abril, julho e outubro de 2020, aos professores aposentados, sem considerar efeito retroativo a janeiro; e
  • Pagamento aos aposentados dos valores retroativos, referentes aos reajustes de 2017 (janeiro e fevereiro) e 2018 (janeiro a maio), em nove parcelas mensais e consecutivas, de abril a dezembro de 2020.
A diretoria do SINTE entende que a proposta da Prefeitura para quitação do Piso é insuficiente e mesmo absurda, uma vez que não considera a correção de 12,84% e não prevê retroativo para os aposentados. Assim, o Sindicato rejeita a proposição do Executivo Municipal e no momento em que aguarda a data de nova audiência, exige que a lei 11.738/2008 seja cumprida, com a aplicação do reajuste de 12,84% para ativos e aposentados. O SINTE informa que os debates acerca da aplicação do reajuste do Piso, bem como as deliberações sobre esse assunto, serão feitos com a categoria, em momento oportuno e respeitando as orientações da Organização Muncial da Saúde (OMS) para contenção da pandemia do COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário