Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 21 de maio de 2020

GOVERNADORA DO RN AVALIA REUNIÃO COM BOLSONARO COMO 'PROPOSITIVA' E COBRA SANÇÃO IMEDIATA DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTADOS E MUNICÍPIOS

Fátima Bezerra participa de reunião de governadores com o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Divulgação
Após a reunião, a governadora afirmou que o auxílio "é dever do governo federal", diante da queda brutal das receitas dos estados em decorrência da pandemia. "Portanto esse auxílio federativo não é para governador A, B ou C, isso é para a população. É preciso que nós tenhamos essa compensação financeira para honrar junto à população as obrigações básicas que cabe aos estados e municípios", afirmou.

Segundo ela, durante a reunião, não houve consenso em relação ao congelamento salarial de servidores defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. "Nesse tema não houve consenso, alguns governadores são contrários, como é o meu caso. Sempre deixei clara essa posição porque considero que isso é uma interferência na autonomia de estados e municípios".

A reunião
Na abertura do encontro, Jair Bolsonaro afirmou que deve sancionar nesta quinta-feira (21) o projeto de auxílio financeiro a estados e municípiosBolsonaro pediu consenso em torno da manutenção dos vetos que pretende fazer ao projeto. Um dos trechos que o presidente já disse que vai vetar permitia reajuste a servidores no período da pandemia. O congelamento era uma contrapartida pedida pelo governo, mas o texto foi modificado no Congresso. "A cota de sacrifício dos servidores, pela proposta que está aqui, é não ter reajuste até 31 de dezembro do ano que vem", completou o presidente. Alcolumbre e Maia reforçaram a importância da ajuda aos estados e pediram união entre o governo federal e os estaduais no combate ao coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário