Depois de oito anos funcionando em prédio alugado, os seis membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó (Ascarmaca) terão, nos próximos dias, uma sede e caminhão de coleta próprios e em pleno funcionamento. Com investimento de mais de R$ 395 mil, o Governo do RN finalizou na última semana a obra de construção do galpão e adquiriu um veículo de carga, além de equipamentos de proteção individual (EPI’s). Também foi realizado o financiamento da assistência técnica para o acompanhamento de todo processo.
Os recursos foram garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão de da Secretaria Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). “A nossa expectativa é de dobrarmos a produção que até antes da pandemia girava em torno das 14 toneladas de material reciclável por mês – entre papel, papelão, plástico, pet, alumínio e metais gerais – e que rendia cerca de R$ 800 para cada membro”, disse Carina Loíse Santos, tesoureira da associação, que completou: “Queremos gerar mais emprego e renda em nossa região, tirando colegas do lixão, e dando também a nossa parcela de contribuição para a manutenção sustentável do meio ambiente”.
O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro falou do impacto dessas intervenções para a região: “Projetos ecológicos e de economia solidária são de extrema importância, seja para a economia da região, gerando emprego e renda, seja para o meio ambiente, com o trato adequado do lixo reciclável. Esse é mais um exemplo do empenho e do trabalho integrado do Executivo estadual, que contou com as equipes do Governo Cidadão e da Sethas, com foco na solução de cada um dos entraves desse projeto que era dado como perdido devido ao abandono da gestão passada. Muito bom ver a sua conclusão e o impacto que causará na vida de pessoas tão sofridas e geralmente esquecidas pelos poderes públicos”, finalizou Fernando Mineiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário