Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 23 de junho de 2021

INSS ANUNCIA PENTE-FINO: CONVOCADOS QUE NÃO ENTREGAREM DOCUMENTOS PODEM PERDER BENEFÍCIO


Quem é beneficiário de algum tipo de benefício por incapacidade temporária, popularmente chamados de auxílio-doença, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há mais de seis meses que não tenham data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional precisa ficar atento a um anúncio recente do órgão. Trata-se de uma revisão, chamada de pente-fino, que irá avaliar de forma detalhada a condição desses beneficiários. Essa operação do INSS deve acontecer a partir de agosto de 2021. No momento, ainda não existem divulgações do próprio INSS sobre como ocorrerá, mas é possível dizer aos beneficiários que a principal atitude a ser tomada neste momento para evitar a suspensão do benefício é a conferência dos dados cadastrais. Além disso, outra boa dica é atualizar toda a documentação médica, como laudos, exames e receitas que constam no cadastro de beneficiário.

O INSS declara que mais informações sobre a operação de revisão serão divulgadas em seguida, portanto, os segurados não têm razões para se preocupar. Vale lembrar que, assim como em outras operações desse tipo, o Instituto deve emitir uma notificação por cartas físicas e virtuais. Os beneficiários que receberem essa notificação deverão cumprir as exigências em um prazo de até 60 dias. Os segurados deverão apresentar uma série de documentos para comprovar a necessidade do benefício. Vale ressaltar a importância de manter seus dados de contato e endereço residencial atualizados. Isso porque, caso o perca o prazo para a apresentação dos documentos, o benefício será automaticamente suspenso, fique atento!

Quem será convocado
Estão inclusos nesse pente-fino e podem ser convocados para esclarecimentos os segurados do auxílio-acidente e de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que é disponibilizado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Aposentados por invalidez, pensionistas com mais de 60 anos, aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, e os portadores do HIV estão fora da operação.

Horário diferenciado
É importante ressaltar que por conta da pandemia causada pelo coronavírus, os horários de atendimento do INSS estão diferentes, assim como novas regras de atendimento foram estabelecidas. Antes de procurar um posto de atendimento é preciso consultar as novas regras e conferir os quais agências estão em funcionamento e em quais condições.

Segundo o Ministério da Economia, o risco de contágio dos beneficiários que precisarão passar pela avaliação é baixo, visto que dos 724 postos do INSS que têm serviço de perícia médica, 619 estão funcionando dentro das normas de prevenção da covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário