Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 27 de novembro de 2021

FUTEBOL: SORTEIO DAS ELIMINATÓRIAS OPÕE ITÁLIA E PORTUGAL; SÓ UM PODE IR À COPA

 

O sorteio da repescagem das Eliminatórias Europeias, realizado pela Uefa na tarde de hoje (26), na cidade suíça de Zurique, definiu o caminho de 12 seleções do Velho Continente que ainda buscam uma vaga na Copa do Mundo. Itália e Portugal caíram na mesma chave, por isso só um deles pode se classificar. A chave com seleções mais tradicionais é a C, que reúne Itália, Macedônia do Norte, Portugal e Turquia. A chave A é formada por Escócia, Ucrânia, País de Gales e Áustria; enquanto a chave B tem Rússia, Polônia, Suécia e Tchéquia (veja os jogos na lista mais abaixo).

Portugal foi um dos grandes 'perdedores' do sorteio, pois para ir ao Qatar precisa vencer a seleção da Turquia na semifinal e em seguida bater a campeã europeia Itália ou, o que seria improvável, a Macedônia do Norte. Esta repescagem dá três vagas diretas na Copa do Mundo, por isso o sorteio divide as 12 seleções justamente em três chaves, quatro em cada uma. Na prática, só as campeãs de cada chave estarão no Qatar.

Todos os confrontos da repescagem são em jogo único, e os mandos de campo já estão definidos. Entre as 12 seleções, as seis com melhores campanhas nas Eliminatórias Europeias jogam as semifinais em casa (na lista abaixo, os países à esquerda); enquanto as finais tiveram mando sorteado (veja abaixo). Os jogos serão disputados entre os dias 24 e 29 de março. As 12 seleções da repescagem não conseguiram vaga direta na fase de grupos das Eliminatórias: dez delas ficaram na segunda posição de seus grupos (Escócia, Itália, Macedônia do Norte, País de Gales, Polônia, Portugal, Rússia, Suécia, Turquia e Ucrânia) e outras duas se qualificaram pela pontuação da Liga das Nações (Áustria e República Tcheca).

*Repescagem europeia para a Copa do Mundo:

Chave A
Escócia x Ucrânia
País de Gales x Áustria*

Chave B
Rússia x Polônia*
Suécia x Tchéquia

Chave C
Itália x Macedônia do Norte
Portugal x Turquia*

*seleções vencedoras destes jogos têm o mando de campo nas finais das chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário