Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 9 de janeiro de 2022

DER-RN EMITE NOTA SOBRE PROVIDÊNCIAS ADOTADAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE ESTRUTURA E SEGURANÇA NO AEROPORTO DE CAICÓ

 

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN) emitiu uma nota de esclarecimento para informar que vai enviar um ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre as providências adotadas para solucionar problemas de estrutura e de segurança no aeroporto de Caicó.

*NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN), responsável pela administração dos aeroportos de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Assú enviará ofício na próxima segunda-feira (10) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto às providências adotadas para sanar problemas estruturais e de pessoal detectados no aeroporto de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte.

O DER-RN acionou a empresa que presta serviço de manutenção de vias ao Governo do Estado para corrigir os problemas localizados na estrutura da pista, e cerca de isolamento da área, frequentemente danificada pela ação de vândalos. Essas medidas devem impedir, consequentemente, o acesso de animais de médio e grande porte à pista. O serviço será feito na próxima semana.

Técnicos da Anac estiveram em vistoria à estrutura do aeroporto de Caicó, esta semana, e devem emitir relatório sobre problemas detectados. O DER-RN informa, no entanto, que o relatório não foi concluído e não há oficialmente ato de interdição da área. O Departamento de Estradas de Rodagens mantém funcionário com expediente diário no local, e aguarda o relatório da agência para verificar se as pendências apontadas no documento técnico foram sanadas com as intervenções determinadas pelo Estado.

O diretor do DER-RN, o engenheiro Manoel Marques, pretende mais uma vez manter diálogo com os prefeitos dos quatro municípios onde há aeroportos para eventual sessão de pessoal — custo seria de responsabilidade do DER — para atuação nesses equipamentos. Essas pessoas passariam por capacitação.

Também enviará ofício à Agência solicitando a dilatação do prazo para arregimentar e treinar pessoal (AvSeg), profissional dedicado às situações de operação e segurança do aeroporto.

Ressalta, ainda, que enviou ofício à Agência Nacional de Aviação Civil no passado em consulta sobre possibilidade de mudança de categoria de três desses aeroportos — de público para privado. Apenas o de Currais Novos foi mantido como público por ser uma área da União. A alteração, segundo Manoel Marques, resulta em um custo menor às intervenções necessárias de manutenção e operação desses equipamentos.

Manoel Marques esclarece ainda que as notificações foram decorrentes de uma modificação na legislação da Anac, que acabou clom a categoria de aeródromos, campos de pouco e afins, classificando todos de agora em diante como aeroportos – e como tais, passaram a ter mais exigências do que antes.

Ele considera que a Anac deveria dar um prazo de transição maior nesse processo, principalmente para os aeroportos geridos pelo poder público, que precisam passar por etapas como planejamento, licitação e contratação de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário