Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

NA PGE, CASA CIVIL E SEEC, SINTE/RN COBRA DEFINIÇÃO NO CUMPRIMENTO DA AÇÃO DO FUNDEF

 

O SINTE/RN cobrou do Procurador Geral do Estado, da Secretária Adjunta da Casa Civil e da Secretária Adjunta de Educação uma definição no cumprimento da Ação do FUNDEF. Feitas na manhã e tarde desta segunda-feira (05), as cobranças visam dar celeridade ao pagamento dos precatórios do Fundo para os professores da Rede Estadual que têm direito. Confira abaixo resumos das três conversas.

REUNIÃO NA PGE
Os coordenadores gerais Fátima Cardoso e Bruno Vital lembraram que no último dia 18 de agosto o juiz Luiz Alberto Dantas Filho determinou que o Estado tinha 30 dias para ratear os 60% dos 279 milhões de reais bloqueados em abril pela Justiça. Se comprometendo colaborar para um desfecho mais rápido da questão, o Procurador afirmou que iria se reunir na tarde de hoje com mais dois procuradores a fim de analisar a sentença do magistrado da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Os sindicalistas também solicitaram do Procurador a iniciativa de formar uma Comissão para analisar os cálculos enviados pelo SINTE no mês passado. Ouviram que esse passo pode ser dado a fim de resolver a questão.

Informando que o projeto de lei que regulamenta o rateio do FUNDEF está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa com a perspectiva de ser analisado nesta terça (06), Fátima e Bruno ainda solicitaram que a Procuradoria tome a iniciativa de procurar o NAC para fechar acordo judicial e acelerar o processo de pagamento. A Coordenadora Geral do SINTERN avalia a reunião como produtiva, uma vez que o Procurador não botou obstáculos, ouviu a direção do Sindicato e os assessores jurídicos Dr. Odilon Garcia e Dr. Carlos Gondim: “De forma brilhante, os advogados demonstraram que não existem obstáculos dentro do ordenamento jurídico ou qualquer possível prejuízo futuro para o Governo ao efetuar o rateio agora em setembro”.

CASA CIVIL
À tarde, representada por Fatima Cardoso, Bruno Vital e Ekeoma Santos, a direção do SINTE conversou com Socorro Batista, secretária adjunta do Gabinete Civil, que vem articulando as instituições envolvidas para efetivar o rateio. Na ocasião, os sindicalistas informaram o resultado do diálogo com o Procurador, bem como cobraram rapidez na resolução do rateio, lembrando que em 18 de setembro a sentença judicial que determina a distribuição completará um mês. “Como sempre, a Secretária tem dado agilidade e se comprometeu em buscar reunião com o Procurador e o Secretário de Educação”, contou Fátima Cardoso.

SEEC
Para completar, os dirigentes conversaram com a secretária adjunta de educação, professora Márcia Gurgel, e a secretária do Gabinete de Getúlio Marques, Ana Morais. Lá, foram relatadas as conversas com o Procurador e a Secretária Adjunta da Casa Civil. A Secretária Adjunta ficou na incumbência de conversar com o professor e secretário de educação Getúlio Marques sobre a questão.

Indagados, os representantes da direção avaliaram que o primeiro dia da semana foi bastante produtivo: “Durante toda semana estaremos pressionando os órgãos competentes em busca do pagamento deste rateio, tão esperado pela categoria”, afirmou Fátima Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário