Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 10 de maio de 2023

ÁLVARO DIAS É ELEITO PARA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS

 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é o mais novo membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Autor de dois livros, o mais recente lançado há um mês, ele foi eleito na tarde desta terça-feira (9), com 29 votos e vai ocupar a Cadeira 6 da ANL. A posse do novo acadêmico ainda será definida. Para Álvaro Dias, que já era sócio de honra da ANL desde o fim do ano passado, a sua eleição representa uma honra pessoal, além da oportunidade de ingressar em uma instituição que preza pelo debate qualificado de ideias. “A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras é um patrimônio do Rio Grande do Norte e uma verdadeira guardiã dos melhores pensamentos intelectuais já produzidos em nossa cultura. Tenho um orgulho pessoal enorme, por passar a fazer parte de um universo tão seleto, ao lado de acadêmicos que promovem debates qualificados e importantes e atuam com firmeza para manter a instituição fiel ao às suas funções cultural e social, sem nunca perder de vista sua vocação para a inovação, nem tampouco sua conexão com o mundo e com os propósitos de nossa sociedade nos dias de hoje”, destacou o novo integrante da ANL, ao saber o resultado da votação.

Fundada por Carolina Wanderley e com Luís Carlos Wanderley como patrono, a Cadeira 6 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras era ocupada até fevereiro deste ano pelo acadêmico João Batista Pinheiro Cabral. A cadeira também era disputada pelo fundador da Academia de Letras de Macau, Horácio de Paiva Oliveira, que teve nove votos. Álvaro Dias é autor de dois livros: "O Que Tenho a Dizer", coletânea lançada em 2022, reunindo discursos proferidos ao longo de toda a sua trajetória política, em especial nos mandatos como prefeito e deputado estadual. 

No último mês de abril, ele lançou sua segunda obra, “A Guerra dos Tamoios e a História Não Contada do Brasil”, fruto de pesquisa histórica que levou 10 anos para ser concluída e que joga luzes sobre a escravidão indígena, pouco abordada nos livros de História já editados. O mais novo acadêmico da ANL é médico, político e escritor. Filho de Cleonice e Adjuto Dias, nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. Formou-se médico e iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Natal. É adepto de Literatura Clássica e especialmente interessado na História da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário