Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

EDUCAÇÃO NO RN, 24% DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ABANDONAM OU REPROVAM A CADA ANO

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, afirmou que a reprovação é o principal fator que leva estudantes à evasão escolar no Estado. “Nós fizemos uma estimativa de que um dos principais fatores que levam o aluno à evasão escolar hoje é a reprovação. Nós temos na rede pública cerca de 14% de reprovação e 10% de abandono escolar. Ou seja, anualmente, 24% dos nossos adolescentes e jovens ou são reprovados ou abandonam, ou fazem as duas coisas”, disse.

Segundo Socorro, a portaria que permite a progressão parcial de até seis disciplinas no ensino fundamental e médio foi criada para evitar que alunos deixem os estudos. “Nós chegamos à conclusão de que precisaríamos criar estímulo para que o aluno não abandone a escola pelo fato de ser reprovado. No regime atual o jovem tem uma suspensão na sua trajetória de um ano. Ele poderia estar no terceiro ano do ensino médio, cursando as disciplinas, mas é obrigado a repetir todo o conteúdo”, explicou. A secretária destacou que a progressão parcial não significa aprovação automática. “Nós estamos criando um regime em que os alunos ficarão em dependência por componente curricular. Ele vai para a série seguinte, mas continuará em dependência no componente em que não foi aprovado. Se chegar à terceira série do ensino médio sem cumprir todos os componentes, ele não pode ser diplomado”, afirmou, em entrevista à Jovem Pan nesta quinta-feira 28.

A medida, que indica que alunos do Ensino Médio da rede pública poderão avançar de série mesmo com reprovações em até seis disciplinas, foi publicada em 25 de julho pela Secretaria Estadual de Educação (Seec) na Portaria nº 6.452/2025. Já estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão seguir para o ano seguinte com até três matérias em dependência. Para ela, o aluno pode se sobrecarregar, mas “é um preço que se paga”. “É um preço que pagamos para corrermos atrás dos nossos sonhos. Ele pode ser sobrecarregado, mas ele tem a chance de concluir o seu curso na idade correspondente. A nossa preocupação é, primeiro, recompor as aprendizagens, naquilo que os alunos não mostraram eficiência, não mostraram resultado, e a gente contribuir para que esses estudantes avancem na sua trajetória”. Socorro disse ainda que a implementação da medida será acompanhada de apoio pedagógico, com uso de Chromebooks e tutores nas escolas. “O aluno terá uma plataforma customizada com conteúdo das disciplinas em que ficou em dependência e um professor-tutor para acompanhar sua aprendizagem”, completou.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário