Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 18 de novembro de 2025

CAICÓ/CASO ZAIRA: NOVA SESSÃO DE JULGAMENTO É MARCADA PARA O DIA 1º DE DEZEMBRO

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal e a Direção do Foro Miguel Seabra Fagundes publicaram a Portaria Conjunta nº 2/2025, que disciplina o acesso à sessão de julgamento do caso Zaira. A entrada e a permanência na sessão serão restritas a alguns familiares da vítima e do réu. O novo Júri Popular está marcado para começar na segunda-feira, 1º de dezembro, com previsão de encerramento na sexta-feira, 5 de dezembro. Assim como no primeiro júri, cancelado após a defesa do réu abandonar o julgamento, a medida restritiva busca resguardar a dignidade da vítima e proteger dados sensíveis do processo, que segue em segredo de justiça. Por isso, foi definido que, novamente, apenas familiares da vítima, Zaira Dantas Silveira Cruz, e do réu, Pedro Inácio Araújo, poderão ser credenciados para acessar a sessão. Profissionais de imprensa, inclusive da Secretaria de Comunicação do TJRN, não terão acesso ao Salão do Júri.

Para garantir o fluxo de informações, sem infringir o sigilo de justiça, a Secoms/TJRN será responsável por divulgar boletins oficiais à imprensa, com informações fornecidas por servidores da 2ª Vara Criminal de Natal. Estão previstos 23 depoimentos, entre eles o do réu e das testemunhas de defesa e de acusação. A previsão é que sejam ouvidas, pelo menos, oito pessoas por dia, entre depoimentos na forma presencial e por videoconferência. O processo conta com 7 mil laudas.

Zaira Cruz, de 22 anos, foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019, no sábado de Carnaval, no município de Caicó. O policial militar Pedro Inácio Araújo é acusado de estuprar e matar a vítima. Inicialmente, o processo tramitou na 3ª Vara da Comarca de Caicó, mas a defesa solicitou e obteve o desaforamento para Natal, alegando dúvidas sobre a imparcialidade do júri na região do Seridó, devido à repercussão do caso.

Fonte: TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário