Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PB: APESAR DE CHUVAS NO SERTÃO, CIDADES RACIONAM ÁGUA

brotas

Apesar das chuvas na madrugada desta quinta-feira (9) em vários municípios do Sertão da Paraíba, algumas cidades mantêm as medidas preventivas para evitar o racionamento de água. mesmo com as precipitações, os níveis nos reservatórios de água pelo interior do estado dian são considerados baixos. Na madrugada desta quinta, voltou a chover no Sertão paraibano. Em Sousa choveu 60mm  e em Cajazeiras 28mm. Em Nazarezinho, A chuva na zona urbana atingiu 56 mm,  na zona rural 105mm, mas no Sítio Timbaúba, a chuva chegou a 105 mm. No município de São Domingos, região de Pombal, choveu 120mm.

Em um debate realizado pelo Governo do Estado, o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu, disse que dos 48 maiores reservatórios monitorados pela Aesa, 22 estão com o nível abaixo de 30% de sua capacidade de armazenamento. Sobre as cidades dependentes do açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, Vicente descartou qualquer racionamento de água. Após o período de chuvas, técnicos irão fazer novos dados de armazenamento e realizarão uma nova batimetria, para constatar se há necessidade de um racionamento.
Algumas medidas preventivas como a perinização zero (comportas fechadas), as irrigações com as águas do açude também foram proibidas. Os agricultores da região só poderão utilizar as águas do açude após conseguirem uma autorização da ANA.

Previsão
A previsão de acordo com a Aesa  (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba)  é de que as chuvas permaneçam no mês de maio no sertão e Alto Sertão, no Litoral e Agreste a previsão é de chuvas isoladas.

*Confira os índices pluviométricos, segundo a Emater:
Sousa 60mm
Nazarezinho 56mm
Nazarezinho (zona rural) 105mm
Aparecida 66.5mm
São Francisco 3.5mm
Santa Cruz 2.8mm
Marizópolis 41.4
Joca Claudino 10.4mm
Uiraúna 8.0mm
São Domingos 120mm
Cajazeirinhas 13,7
Coremas 73,5mm
Pombal 11mm
São Bentinho 5mm
Vista Serrana 5mm

Fonte:Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário