Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SINTE/RN REALIZA COLETIVA DE IMPRENSA NESTA SEXTA (24) PARA FALAR SOBRE A SITUAÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS

O SINTE/RN vai realizar nesta sexta-feira (24), às 9h, na sede estadual do Sindicato, uma coletiva de imprensa para externar à sociedade a atual situação dos aposentados diante dos atrasos de salários. Na coletiva, estarão presentes trabalhadores em educação aposentados. Desde os primeiros meses de 2016 os aposentados do Estado estão recebendo os seus salários com atraso, que vão de 10, 15, 20 dias ou mais de um mês, o que configura desrespeito à Constituição Estadual, que determina o pagamento até o último dia útil do mês correspondente. Além de atrasar salários, o governo Robinson Faria sequer pagou a primeira parcela do 13° deste ano do segmento. E até o momento ninguém sabe ao certo se os aposentados irão receber o décimo terceiro salário agora no final de 2017.

Diariamente, através de ligações, comentários nas redes sociais ou pessoalmente, o SINTE tem recebido relatos de aposentados que estão acumulando dívidas, atrasando seus compromissos, que vão desde a compra de alimentação, remédios, pagamento de plano de saúde, entre outras coisas. “Muitos nos ligam desesperados, cobrando soluções. Eles, apesar de aposentados, são chefes de família, muitas vezes sustentam filhos e netos. Famílias inteiras dependem dos salários dos aposentados”, afirma a diretora de aposentados do SINTE/RN, professora Marlene Moura. 

A sindicalista lembra que desde o ano passado o SINTE/RN, de forma individual ou juntamente com o Fórum dos Servidores (entidade que reúne diversos sindicatos), tem pressionado politicamente e juridicamente o governo Robinson, que nas audiências com os sindicatos alega a crise financeira para não pagar a folha em dia: “Cotidianamente a gente tem ido às secretarias de governo, ao Gabinete Civil, enfim, a diversos lugares cobrar uma posição do governo, como também acionamos a Justiça e temos realizados diversos atos políticos para pressionar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário