Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 4 de junho de 2018

OURO BRANCO/RN: RECOMENDAÇÃO VISA READEQUAÇÃO DE HOSPITAL EM POLICLÍNICA

Resultado de imagem para Hospital Municipal Mãe Paula em ouro branco rn
MPRN está cobrando adoção de medidas para que serviços de policlínica sejam ofertados
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) requer que a Prefeitura de Ouro Branco adote providências para formalizar a oferta de serviços de policlínica na unidade onde ainda funciona o Hospital Municipal Mãe Paula. A medida foi orientada em recomendação, expedida pela Promotoria de Justiça da comarca de Jardim do Seridó, e direcionada à secretária municipal de Saúde. Em inspeção realizada em abril passado, a Vigilância Sanitária Estadual apontou ausência desses serviços na unidade de saúde, fato que entra em desacordo com uma proposta formulada pela gestora municipal. A proposta de readequação do hospital para uma policlínica foi apresentada ao MPRN durante audiência ministerial, realizada em agosto de 2017. 

O MPRN também enviou em abril equipe própria, composta por profissionais do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (Caop-Saúde), para verificar a prestação de serviços próprios da policlínica. No local, constatou-se que não ocorreu andamento na readequação e que o Hospital Mãe Paula continua em funcionamento. Houve apenas a mudança do nome do estabelecimento no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no qual a unidade está registrada como policlínica. 

Ainda de acordo com o relatório de inspeção do Caop-Saúde, observou-se grande perda na qualidade da assistência prestada à população. Entre as irregularidades encontradas está a ausência de plantão médico noturno e de escala de enfermeiro para qualquer horário e o fato de pacientes internados ficarem sem acompanhamento médico regular e aos cuidados de técnicos de enfermagem por longos períodos. Outra medida orientada pelo MPRN na recomendação, é que a Prefeitura mantenha um quadro de avisos, no próprio estabelecimento de saúde, em local visível e acessível ao público, contendo informações pelo responsável do serviço, identificação dos profissionais integrantes da equipe e horário de trabalho de cada um deles.

Confira aqui a recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário