Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

INEP DIVULGA RESULTADO DO ENADE 2017 E DOIS INDICADORES DA EDUCAÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na terça-feira, 9 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Também foram divulgados dois indicadores calculados a partir da combinação do resultado do exame com outras bases de dados: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos observados e esperados (IDD). Calculado desde 2004, o IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem. 

Na UERN foram avaliados 15 cursos em 2017, com 44 ofertas na modalidade presencial (licenciatura e bacharelado), nos Campi e Núcleos Avançados. Os cursos melhores avaliados foram Ciências Sociais (Bacharelado/Mossoró), Ciência da Computação (Bacharelado/Natal) e Educação Física (Licenciatura/Pau dos Ferros) com conceito 4. “A UERN manteve sua média de avaliação de cursos e já trabalha na perspectiva de potencializar novos resultados na próxima avaliação. 

Nosso IDD foi positivo, preponderando entre 3 e 4. Ressaltamos a importância da corresponsabilidade de todos os envolvidos nos processos de avaliação interna e externa”, enfatiza Mayra Ribeiro, avaliadora institucional da UERN.  A UERN fará uma reunião com os chefes dos departamentos dos cursos avaliados e posteriormente com os coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) e Comissão Setorial de Avaliação (COSE). Em novembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). 


ENADE 2018 – Ao todo foram inscritos nos cursos da UERN no Enade 2018, 558 estudantes. O exame será aplicado em todo o Brasil em 25 de novembro. A prova terá dez questões do componente de formação geral, comum a todos os alunos, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. A UERN esclarece que o ENADE é um componente curricular obrigatório dos Cursos Superiores, o estudante que não fizer o exame ou não for dispensado, não poderá colar grau e nem receber o diploma. 

*Serão avaliados na UERN no ENADE 2018 os seguintes cursos: 
Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Jornalismo
Publicidade e Propaganda
Direito
Serviço Social
Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário