Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

ATAQUES CRIMINOSOS EM FORTALEZA E CIDADES DO INTERIOR CHEGAM AO 6º DIA


Mais 38 pessoas foram presas nas últimas horas suspeitas de envolvimento nos ataques criminosos que atingem o Ceará desde a quarta-feira (2). Ao todo, são 148 pessoas detidas até o momento. A informação foi confirmada há pouco pelo governador Camilo Santana numa postagem em rede social. Camilo também destacou o início da transferência de líderes de facções para presídios federais. No entanto, só uma foi realizada até agora. A frota de ônibus de Fortaleza vai circular sem paralisações nesta segunda-feira (7), segundo João Luís Maciel, gerente de Operações do Sindionibus. "Isso não vai acontecer hoje. A Polícia Militar montou com o Sindiônibus uma logística de modo que os serviços não parem. Vão continuar fluindo normalmente, mesmo com a troca de turno dos policiais. Nós hoje temos equipes diferentes. Temos equipes à paisana que é num outro horário, temos policiais de moto, que já é uma outra equipe. Hoje nós não teremos essa parada não”, garantiu o gerente de operações. No fim de semana, a circulação de ônibus parou por duas horas no início da tarde para a troca dos policiais que faziam a segurança dos veículos. Um carro de uma empresa de telefonia foi queimado na manhã desta segunda-feira (7), no bairro Conjunto Palmeiras. 
Segundo informações da Polícia Militar, o veículo estava estacionado no momento em que foi incendiado. Ainda de acordo com a PM, os funcionários estavam realizando um serviço no local, quando perceberam que o automóvel havia sido atacado. Ninguém foi capturado nesse caso. São 220 agentes penitenciários tomam posse nesta segunda-feira (7) e já se apresentam nas unidades prisionais. Os novos agentes estão chegando na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) para receber o material de trabalho.  O governador Camilo Santana anunciou a nomeação imediata da turma dos novos agentes penitenciários, antes prevista para março. Dois caminhões foram queimados no pátio da empresa responsável por realizar a coleta de lixo em Crateús, na madrugada desta segunda-feira (7). Segundo a polícia, o vigia do local percebeu a fumaça e, quando foi conferir o que estava acontecendo, viu um dos veículos sendo incendiado e um suspeito fugindo para o matagal próximo ao local.
A polícia informou, ainda, que o vigia conseguiu impedir que o segundo caminhão fosse completamente queimado. O primeiro teve perda total e os outros veículos não foram atingidos. O vigia não se machucou e o suspeito não foi preso. Familiares de detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade 3 (CPPL) reivindicam direitos que estão sendo tirados dos presos na manhã desta segunda- feira. O protesto acontece em frente a Seap (antiga Sejus). Cerca de 40 manifestantes com cartazes nas mãos pedem por paz e respeito aos detentos.
A Rua Tenente Benévolo está interditada pela Polícia Militar para garantir a segurança em frente ao prédio da Secretaria.
Fluxo de passageiros e ônibus normalizados no Terminal da Parangaba. Agentes da Força Nacional estiveram presentes por volta de 8h30 desta segunda-feira (7), em duas viaturas. Policiais também embarcaram em veículos prestes a deixar o terminal. Metrô e VLT funcionam normalmente. O Sindiônibus reconheceu que a frota de coletivos em circulação não está normalizada. Antes, a informação era de que o serviço estaria com 100% dos veículos rodando. A mudança ocorreu porque ainda há "áreas críticas" na cidade. Ainda de acordo com o Sindiônibus, 1.300 carros foram colocados nas ruas e mais devem ser disponibilizados ao longo dia, conforme as condições de segurança permitirem.

Leia a nota na íntegra:
Diferente de dias normais, a operação de transporte de hoje (07/01) é controlada a cada momento, reagindo pontualmente a necessidades de reforço, sempre priorizando a segurança. É necessário sincronismo com as forças policiais e com a inteligência da polícia, mas estamos fazendo da maneira mais ágil possível. Infelizmente, detectamos áreas críticas em termos de segurança e estas acabam por ser ainda mais prejudicadas, começando mais tarde a operação. Já conseguimos soltar pela manhã mais de 1.300 ônibus para atender Fortaleza e região metropolitana. Com todo o cuidado, continuaremos reforçando o serviço ao longo do dia, à medida que a avaliação de segurança permita. Sentimos muito pelos transtornos e contamos com a compreensão de todos.

Na Av. Domingos Olímpio, usuários reclamam que os ônibus estão demorando, especialmente, os intermunicipais, que vêm de cidades como Caucaia, e filas longas são comuns. Lá, um veículo que faz a linha 222 demorou 40 minutos para chegar e, ao deixar uma parada, bateu num carro, atrasando ainda mais os passageitos. Também no Av. Domingo Olímpio, o terminal de ônibus intermuunicipais localizado na via teve o policiamento reforçado.

Mesmo com a promessa de que a circulação de ônibus estaria normalizada hoje, seguidores do Diário do Nordeste relataram nas redes sociais que alguns bairros ainda não tiveram o serviço normalizado. Em Chorozinho, as ruas da cidade estão vazias na manhã desta segunda-feira (7) após ataques ao comércio da cidade. Diversos estabelecimentos foram alvos de tiros e alguns foram incendiados. As lojas do Centro da cidade estão fechadas e, segundo o relato de moradores, as pessoas não saem de casa com medo de que ocorram novas ações criminosas.
Na Avenida Bezerra de Menezes, as linhas que circulam dentro do corredor exclusivo de ônibus, o BRT, tiveram os veículos substituídos por carros mais antigos, sem portas do lado esquerdo, que param nos pontos normais. A situação foi observada em pelo menos três linhas: 26, 28, 71, 200 e 222. As estações do BRT estão abertas, mas seguem vazias e sem linhas circulando internamente. Uma loja de motos foi incendiada na madrugada desta segunda-feira, no bairro Couto Fernandes. Criminosos jogaram gasolina por baixo de um portão e as chamas alastraram rapidamente. No momento da ocorrência um vigilante estava na loja e chegou a tentar apagar o fogo, mas não conseguiu. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar as chamas. Ninguém ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário