Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

GOVERNO DO RN BOTA “NO COLO” DA ASSEMBLEIA RESPONSABILIDADE DE PAGAR SALÁRIOS

Resultado de imagem para Governo do RN bota “no colo” da Assembleia responsabilidade de pagar salários"
Enquanto Fátima Bezerra viaja pelo exterior, equipe do Governo pede socorro aos deputados / Redação - VIA NOVO
Uma semana após o governador em exercício Antenor Roberto entregar o  Projeto de Lei solicitando crédito extraordinário à presidência da  Assembleia Legislativa, o secretário estadual de Planejamento e das  Finanças, Aldemir Freire, voltou à Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira (27) para reiterar a urgência na aprovação do PL. O motivo é  a iminência da falta de dotação orçamentária para pagar o salário de  dezembro e o 13º de 2019 dos servidores estaduais. Durante a tarde, Aldemir Freire estará reunido na Seplan com o departamento financeiro de todos os poderes para comunicar a atual situação financeira do Estado. “Temos dinheiro para pagar, mas falta dotação orçamentária. Ou seja: o Orçamento do Estado encaminhado à Assembleia pelo último governo escondeu um déficit bilionário. Havia despesas obrigatórias não computadas no orçamento. E agora só podemos pagar se houver essa previsibilidade”, explicou o secretário.

A expectativa do Governo é que o Projeto esteja aprovado até próxima semana sob o risco do não pagamento para parte dos servidores que devem receber no próximo dia 14 de dezembro. “Se não aprovarem não tem como pagarmos. Dependemos, exclusivamente, da Assembleia. Tentamos essa  correção deficitária no Orçamento pelo Tribunal de Contas do Estado  desde o início da gestão. Mas infelizmente só será possível via Projeto de Lei”, ressaltou Aldemir Freire. O Projeto deverá ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça  nesta quinta-feira (28). Caso a estimativa de aprovação se cumpra, o Governo conta com agendamento de reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Fiscalização na terça-feira (3), para nova apreciação.  “Esperamos que os parlamentares que formam essa Comissão, deputados Tomba, Zé Dias, Galeno Torquato e Getúlio Rêgo, Isolda Dantas, Francisco  do PT e Ubaldo Fernandes, também sejam sensíveis à urgência do caso”,  estimou o titular da Seplan.

ENTENDA
O Projeto de Lei, cujo relator é o deputado George Soares, pede autorização para abertura de crédito extraordinário ao Orçamento Geral de 2019, no valor de quase R$ 1,8 bilhão (R$ 1,5 bi apenas para pagamento de pessoal, incluindo o passivo das três folhas em atraso). O objetivo é corrigir “disparates” do Orçamento Geral encaminhado pelo Executivo Estadual no último ano. Com este crédito aprovado, o Governo regularizará o processo orçamentário do Estado. Diligenciado dessa forma o Estado do RN não terá mais dívidas que não estejam com o devido registro contábil.

Fonte: Assecom Seplan/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário