Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

EM NOVA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA, GOVERNO DO RN NÃO DEFINE ALÍQUOTAS

Em nova proposta de reforma da Previdência, Governo do RN não define alíquotas
O Governo do Estado dá continuidade às discussões sobre a reforma da Previdência com o Fórum de Servidores. Na tarde desta quinta-feira, 30, apresentou a minuta da proposta de emenda à Constituição que visa corrigir as distorções e o déficit na previdência estadual, mas sem a definição das novas alíquotas de contribuição dos servidores. O presidente do Instituto de Previdência do Estado - IPERN, Nereu Linhares explicou que não há dúvidas sobre a necessidade de reformar a previdência. "Em todo o mundo a previdência precisa ser revisada periodicamente por que o mecanismo se baseia no tempo médio de vida e no valor da contribuição, que são variáveis em todos os sistemas e precisam ser ajustadas", explicou. 

Nereu também registrou que a reforma é uma exigência imposta pelo Governo Federal, através da emenda constitucional 103, e tem prazo para acontecer. "O Estado precisa se adequar às normas federais para receber o Certificado de Regularização Previdenciária - CRP. Sem o CRP o Estado fica impedido de receber repasses financeiros, firmar convênios e obter aval para empréstimos". Outro ponto destacado pelo presidente do IPERN é o fato da atual proposta ser vantajosa em relação à efetivada pelo Governo Federal. "Dizer que a nossa proposta é mais onerosa que a da União é impróprio. A nossa impacta bem menos junto ao contribuinte", enfatizou. Da forma como está colocada, a proposta estadual mantém o valor correspondente a 70% da média aritmética do período contributivo e acrescenta 2% para cada ano que exceder 20 anos de contribuição. Com isso a integralidade é alcançada com 35 anos de contribuição no limite máximo da RPGS. 

Na proposta federal, explica Nereu Linhares, o valor corresponde a 60% da média aritmética de 100% do período contributivo e acrescenta 2% para cada ano que exceder 20 anos de contribuição. E a integralidade é alcançada apenas com 40 anos de contribuição, ou seja, cinco anos a mais que a proposta estadual. "Portanto, a proposta apresentada para o nosso Estado não é pior que a do Governo Federal", registra o presidente do IPERN. Secretários e técnicos do Governo do Estado continuam trabalhando para reduzir o impacto junto ao contribuinte na proposta inicial já apresentada e as regras de transição. "Em breve apresentaremos um novo estudo e voltaremos a discutir com o Fórum dos Servidores", afirmou a secretaria estadual de Administração e Recursos Humanos, Virgínia Ferreira.
Idade mínima e tempo de contribuição
Como é hoje
Proposta Federal
Proposta Estadual
REGRA GERAL:
REGRA GERAL:
REGRA GERAL:
- Mulheres 55 anos
- Mulheres 62 anos
- Mulheres 60 anos
- Homens 60 anos
- Homens 65 anos
- Homens 65 anos
- 25 a 30 anos de contribuição
- 25 anos de contribuição; 10 anos de serviço público; 5 anos no cargo em que se aposenta
- 25 anos de contribuição; 10 anos de serviço público; 5 anos no cargo em que se aposenta
PROFESSORES:
PROFESSORES:
PROFESSORES:
- Mulheres 50 anos
- Mulheres 57 anos
- Mulheres 55 anos
- Homens 55 anos
- Homens 60 anos
- Homens 60 anos
- 25 a 30 anos de contribuição
- 25 anos de contribuição
- 25 anos de contribuição

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário