Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 4 de julho de 2022

NATAL TEVE CHUVAS DE ATÉ 226 mm EM 24 HORAS PROVOCANDO ENORMES TRANSTORNOS

 

As chuvas que ocorreram no Rio Grande do Norte entre o sábado (2) e domingo (3) causaram destruição e diversos transtornos à população. A região Leste do estado foi a mais atingida, principalmente na faixa litorânea. De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas chegaram a 245 mm no acumulado entre o sábado e domingo. As maiores chuvas foram registradas em Parnamirim, que acumulou 226mm em 24 horas (entre a manhã do domingo e manhã desta segunda-feira (4), além de outros 18.8 mm no sábado.

Em Natal, foram 194 mm no acumulado entre os dois dias, com 164.5mm somente em um dia. Arez (188mm), Nísia Floresta (180mm) e Vila Flor (175mm) também tiveram grandes chuvas, assim como Touros, Maxaranguape, Pedro Velho, Passagem, Jundiá, Brejinho e Ielmo Marinho, que registraram chuvas superiores a 100mm. Em média, as chuvas no litoral potiguar atingiram, em um dia, metade do previsto para todo mês de julho. Natal decretou calamidade e a Defesa Civil dos municípios da Grande Natal e do Estado estão em prontidão para sanar possíveis nossos problemas de correntes das chuvas do fim de semana, principalmente nas áreas de encostas.

Calamidade
O prefeito Álvaro Dias fez um pronunciamento em suas redes sociais na tarde deste domingo (3) para falar sobre o estado em que Natal ficou com as fortes chuvas que ocorrem desde sábado (2). Ele afirmou que a cidade está sob calamidade pública e que providências estão sendo tomadas para resolver os piores casos.

De acordo com o prefeito, equipes da Defesa Civil estão atuando nos mais diversos bairros da cidade, atendendo pontos de alagamento. Também disse que obras estão sendo feitas para restaurar equipamentos danificados e desobstruir bueiros.

Para pessoas que ficaram desabrigadas, pelas fortes chuvas que invadiram suas casas ou por se localizarem próximas a pontos alagados, Álvaro Dias afirmou que escolas foram selecionadas para abrigar essas pessoas. Assim como foram providenciados colchões e itens de higiene pessoal.

Governo do Estado
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte — através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBM-RN) —, mantém equipes em estado de alerta e prontidão em decorrência das chuvas intensas e recorrentes, especialmente na Região Metropolitana de Natal. O estado de alerta emitido pelos institutos de meteorologia está mantido até esta segunda-feira, 4. Os técnicos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil têm orientado as coordenadorias municipais quanto às eventuais providências administrativas necessárias quanto à decretação de situação de emergência.

De acordo com o serviço de meteorologia da Emparn, entre a noite desse sábado e o início da noite deste domingo (3), choveu 153,7 mm em Natal e 172,4 mm em Parnamirim. O meteorologista Gilmar Bristot afirma que os modelos indicam redução dessas precipitações para esta segunda-feira (4), mas não descarta a ocorrência de pancadas de chuvas. A temperatura elevada no Atlântico Sul ao longo de quase toda a faixa litorânea da região Nordeste do Brasil está contribuindo para este fenômeno. Até a noite deste domingo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado não recebeu informações das Coordenadorias Municipais a respeito de desabrigados ou desalojados."

Aulas suspensas
Devido ao grade volume de chuva que caiu na Grande Natal durante o final de semana, o Governo do Estado orientou – por meio de nota – que as aulas sejam suspensas nesta segunda-feira (04) em algumas cidades, especialmente em Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim.

*Confira abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) orienta aos diretores das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), principalmente de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim que suspendam as atividades nas escolas, nesta segunda-feira, 04 de julho, em especial naquelas localidades consideradas de risco, nos diversos municípios atingidos pelas fortes chuvas no dia de hoje (3), em toda região litorânea.

Aconselha, também, que sejam feitas vistorias nas escolas que sofreram algum alagamento, antes da retomada das atividades com estudantes e profissionais das equipes docente e pedagógica, como medida de segurança. A SEEC coloca-se à disposição para colaborar em qualquer emergência, solicitando a compreensão nesse momento de calamidade para o povo potiguar.

Em caso de emergência, a gestão escolar deve ligar para a Defesa Civil (190 ou 156) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Nenhum comentário:

Postar um comentário