Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

TRF PRORROGA POR MAIS TRÊS MESES PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO

 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu prorrogar por mais três meses o prazo para a atualização de informações do Cadastro Único (CadÚnico). O prazo dado pelo Governo Federal para as famílias que recebem benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, atualizarem os cadastros tinha finalizado no dia 11 de novembro. n’O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

A falta de atualização dos dados do CadÚnico pode levar à suspensão do benefício e, depois, ao seu cancelamento. As famílias com registros sem regularização poderão ser excluídas do cadastro a partir de julho de 2023. As famílias precisam fazer a atualização cadastral a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração na composição familiar ou na situação econômica da família. Com a pandemia, no entanto, os prazos foram alterados. A data limite de 11 de novembro era para as famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017.Além de prorrogar o prazo para atualização, a Justiça Federal do Rio de Janeiro também determinou que a União não cancele os benefícios assistenciais de pessoas que não tiveram os dados revisados. As famílias podem verificar sua situação cadastral pelo aplicativo ou pelo site do Cadastro ÚnicoA decisão, da desembargadora Letícia de Santis Mello, foi dada com base em um pedido da Defensoria Pública da União (DPU).

A DPU que pede que a União apresente um plano estrutural que dê publicidade e informação às famílias sobre a necessidade de atualização do cadastro, considerando as dificuldades no recadastramento, além das peculiaridades dos beneficiários, como no caso de famílias de baixa renda que não possuem nenhum acesso à internet e têm dificuldades em realizar operações on-line. Apesar da prorrogação do prazo, o cancelamento dos benefícios de número considerável de famílias parece indicar a necessidade de que haja um melhor planejamento do recadastramento“, afirma a decisão. Inicialmente, o prazo para recadastramento se encerraria em julho deste ano, mas a data-limite foi estendida em razão de impactos causados pela Covid.

Ministério da Cidadania chegou a prorrogar o prazo de atualização dos cadastros por um mês em outubro. Filas se formaram desde a madrugada em várias unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em vários pontos do Brasil. O perigo de dano está configurado na medida em que o CadÚnico é um instrumento importantíssimo para que famílias de baixa renda tenham acesso a benefícios sociais que, invariavelmente, significam a garantia de um mínimo existencial e, consequentemente, a promoção de sua dignidade”, diz a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário