Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 20 de abril de 2023

PISO SALARIAL: NÚCLEO DE AÇÕES COLETIVAS DA VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ INTERMEDEIA ACORDO ENTRE ESTADO E SINTE/RN

 
Acordo entre Estado e SINTE/RN, intermediado pelo NAC do TJRN, encerra 3800 ações de execução a respeito do piso nacional do magistério

O Núcleo de Ações Coletivas da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça (NAC) promoveu, nessa terça-feira (18/4), audiência de conciliação entre os representantes do Estado do Rio Grande do Norte e a categoria dos professores estaduais, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN, no Gabinete da Vice-Presidência do TJ potiguar, para tratar do piso salarial nacional para o magistério estadual. O acordo além do alcance social patente ainda significa a extinção de 3800 processos de execução, que tramitam, no primeiro grau da Justiça estadual. Por causa deste entendimento homologado pelo NAC essas ações serão arquivadas. O Núcleo de Ações Coletivas da Vice-Presidência do TJRN é uma unidade destinada a gerenciar as ações coletivas no estado e busca utilizar a mediação para solucionar esses processos, de maneira mais rápida. O dispositivo foi criado em março de 2021 e tem, entre seus objetivos, o de promover o fortalecimento do monitoramento e a busca pela eficácia no julgamento das ações coletivas.

Presidida pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Sulamita Pacheco, durante o encontro, as discussões aconteceram em relação à Ação Coletiva nº 0803213-80.2022.8.20.0000, quando os presentes concordaram com a homologação do Termo. O acordo diz respeito ao piso salarial dos professores estaduais do retroativo referente aos anos de 2021 e 2022, bem como uma parte dos professores relativa ao ano de 2023, que receberão automaticamente. Ou seja, aqueles que não recebem ainda o piso. Assim, estes  educadores passarão a receber neste mês de abril. Os representantes do Estado apresentaram uma proposta do governo de criar o primeiro aditivo a um Termo de Acordo para que o ente estatal implante, até 30 de abril de 2023, o valor referencial para os professores que recebem quantia inferior ao piso nacional, ou seja, abaixo do valor de R$ 4.420,55, retroativo a janeiro de 2023.

A proposta do Estado foi aceita pelo SINTE/RN. Participaram da audiência, representando o Estado do RN, o procurador do Estado, José Duarte Santana; o assessor jurídico da Secretaria de Educação, Joaquim Alves Pereira Júnior e o diretor do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte – IPERN, Nereu Batista Linhares. Pela categoria dos professores estaduais estiveram presentes os coordenadores gerais do SINTE/RN Maria de Fátima Oliveira Cardoso e Arnaldo Bruno Lopes Vital; a diretora do sindicato Danyelle Rosana Guedes e os advogados José Odilon Albuquerque de Amorim Garcia e Carlos Heitor de Macedo Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário