Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 9 de abril de 2023

RN VOLTA REGISTRAR CHUVAS ACIMA DE 100 mm NAS ÚLTIMAS 24 h; CONFIRA

 

O acumulado de chuvas das últimas 24 h superaram os 100 milímetros (mm) na região Leste do Estado. De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em Canguaretama, choveu o equivalente a 127,0mm. Já em Vila Flor, o volume de precipitação foi de 110.4mm e, o município de Baía Formosa, registrou 104.2mm. Os dados referem-se ao período entre às 7h do sábado (8) até às 7h deste domingo (9).

Conforme dados da Emparn, outras cidades que registraram número significativo de chuvas foram Patu (62,0mm), Almino Afonso (54.2mm) e Luis Gomes (53.4mm), ambas na região Oeste potiguar. Também entram na lista Ielmo Marinho (49.6mm), Agreste, e Acari (18.8mm), Centro potiguar, nas últimas 24h.

Alerta
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanece o alerta de chuvas e ventos intensos para o Rio Grande do Norte. Dessa vez, o alerta de cor laranja, é válido até às 12h, deste domingo (9), e atinge as regiões Central, Agreste e Oeste Potiguar.

De acordo com o Inmet, para as cidades sob esse tipo de alerta, a recomendação é em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199 e, com o Corpo de Bombeiros no 193.

Reservatórios 
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu, está com 61,42% da capacidade de armazenamento ocupada neste sábado (8). O percentual do maior reservatório do Rio Grande do Norte representa o ac
umulado de 1,457 bilhão de m³ de água. A casa dos 60% de ocupação foi alcançada nessa sexta-feira (7), segundo monitoramento do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), da Agência Nacional de Águas (ANA). 
Próximo ao percentual de 60% está o acumulado de todos os reservatórios do Estado. No último dia 30, o somado dos mananciais potiguares havia ultrapassado a metade da capacidade. Neste sábado, esse número já é de 58,01%, que representa m³ de água.

Além do maior reservatório potiguar, outras barragens contribuíram para esse aumento. É o caso da de Umari. que apresenta 98,46% do seu volume total e se aproxima da primeira sangria em 14 anos. O terceiro maior manancial do estado tem 288,29 milhões de m³ de água, conforme registro deste sábado. O segundo maior reservatório é o de Santa Cruz de Apodi. O último registro mostra que a barragem acumula 345,68 milhões de m³, o que representa o percentual de ocupação de 57,64%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário